sábado, 17 de maio de 2008

DIÁRIO DE REGÊNCIA

Olá pessoal. Após cada sessão de regência (um dia de regência) é importante que façamos nossas reflexões sobre o que ocorreu durante o dia em sala de aula. O fato de descrevermos nossos sentimentos e opiniões em um diário, nos ajuda a refletir sobre nossa prática em sala de aula: os alunos, in(disciplina), ambiente, enfim, o contexto escolar. Os comentários que farei após suas postagens objetivam levantar novas formas de ver a escola, buscando soluções práticas para cada realidade. E, acreditem, cada um de vocês tem uma realidade única, exclusiva. Leiam as postagens de seus colegas. Poderão encontrar algum apoio naquilo que deu certo para alguém.
Não deixem de postar para cada dia de regência.
Abraço.
Obs.: para postar, você deve possuir gmail, orkut... se não tiver, poste como anônimo e ao final do seu texto coloque seu nome para eu poder saber quem é, ok?

13 comentários:

  1. Olá, pelo jeito fui a primeira a começar a regência não é?! Já Iniciei minha regência na segunda-feira dia 19/05, dando duas aulas para uma turma de sétima série (7H - "os anjinhos") e hoje (21/05) dei mais duas aulas para outra turma de sétima, 7B, com o mesmo conteúdo (Sistema Cardiovascular).As experiências foram na minha opinião boas para alguem que começou agora. Havia anteriormente entrado em contato com os alunos, então acredito que eles já estavam acostumados com minha presença.
    As turmas, muito heterogêneas, oscilavam entre alunos muito interessados e com várias dúvidas e alunos que não se prendiam à explicação.
    Nas primeiras aulas, com a 7H, surgiu o nervosismo,de modo controlado,mas que eu não havia previsto, pois esta turma já veio com a fama de mal comportamento, que é muito difícil de ser controlado caso o professor não seja emocionalmente controlado, dinâmico e também autoritário.
    Os alunos em geral se comportaram, havendo como sempre as conversas paralelas. O conteúdo foi passado de modo com que os alunos ficassem interagindo o tempo todo com o professor.
    Durante o segundo dia de regência, já com a turma da 7B, a experiência foi bem mais prazerosa, pois a turma se forma com alunos muito interessados e participativos (até demais, diria eu), tendo sido até um pouco complicado controlar suas dúvidas, que quando tinham relação com o conteúdo, era explanadas durante a explicação. Em certo momento, uma parte da turma fez muitas perguntas e tive que "pará-los", pois o resto da turma, que não era tão participativa,também precisava de atenção.
    Muitas dúvidas surgiram também em meus pensamentos:"Como prestar atenção em todos? Como fazer os desinteressados se interessarem? Como fazer os mal comportados se comportarem? Como incentivar a participação sem deixá-los tomarem conta da aula, uma vez que suas dúvidas são interessantes e precisam ser sanadas?"...
    Enfim, espero que meu desempenho melhore a cada dia, com a experiência adquirida e com o conhecimento da turma.
    A experiência foi melhor na turma mais participativa,que tornou meu trabalho mais gostoso, parecendo que meus objetivos foram alcançados. Além disso, a professora da turma me deixou muito a vontade e por isso me senti mais liberdade para trablahar com eles.
    Até a próxima postagem pessoal, acho que por hoje é só.Vamos escrever, também quero ler a postagem de vocês, assim poderemos ajudar muito um ao outro...
    Beijão
    Thamis

    ResponderExcluir
  2. Olá, pelo jeito fui a primeira a começar a regência não é?! Já Iniciei minha regência na segunda-feira dia 19/05, dando duas aulas para uma turma de sétima série (7H - "os anjinhos") e hoje (21/05) dei mais duas aulas para outra turma de sétima, 7B, com o mesmo conteúdo (Sistema Cardiovascular).As experiências foram na minha opinião boas para alguem que começou agora. Havia anteriormente entrado em contato com os alunos, então acredito que eles já estavam acostumados com minha presença.
    As turmas, muito heterogêneas, oscilavam entre alunos muito interessados e com várias dúvidas e alunos que não se prendiam à explicação.
    Nas primeiras aulas, com a 7H, surgiu o nervosismo,de modo controlado,mas que eu não havia previsto, pois esta turma já veio com a fama de mal comportamento, que é muito difícil de ser controlado caso o professor não seja emocionalmente controlado, dinâmico e também autoritário.
    Os alunos em geral se comportaram, havendo como sempre as conversas paralelas. O conteúdo foi passado de modo com que os alunos ficassem interagindo o tempo todo com o professor.
    Durante o segundo dia de regência, já com a turma da 7B, a experiência foi bem mais prazerosa, pois a turma se forma com alunos muito interessados e participativos (até demais, diria eu), tendo sido até um pouco complicado controlar suas dúvidas, que quando tinham relação com o conteúdo, era explanadas durante a explicação. Em certo momento, uma parte da turma fez muitas perguntas e tive que "pará-los", pois o resto da turma, que não era tão participativa,também precisava de atenção.
    Muitas dúvidas surgiram também em meus pensamentos:"Como prestar atenção em todos? Como fazer os desinteressados se interessarem? Como fazer os mal comportados se comportarem? Como incentivar a participação sem deixá-los tomarem conta da aula, uma vez que suas dúvidas são interessantes e precisam ser sanadas?"...
    Enfim, espero que meu desempenho melhore a cada dia, com a experiência adquirida e com o conhecimento da turma.
    A experiência foi melhor na turma mais participativa,que tornou meu trabalho mais gostoso, parecendo que meus objetivos foram alcançados. Além disso, a professora da turma me deixou muito a vontade e por isso me senti mais liberdade para trablahar com eles.
    Até a próxima postagem pessoal, acho que por hoje é só.Vamos escrever, também quero ler a postagem de vocês, assim poderemos ajudar muito um ao outro...
    Beijão
    Thamis

    ResponderExcluir
  3. Bem Thamis, que bom que houve uma "quebra" no preconceito com relação a uma turma. Muitas vezes somos levados a encarar os alunos da mesma forma como os demais professores nos alertam. Aí você deve ser bem crítica com relação ao que você houve. Às vezes, uma turma considerada "boa de se trabalhar" não participa em nada. Ou seja, um professor pode considerar uma turma como sendo boa simplesmente pelo fato de ninguém participar da aula, dando a impressão de que a aula corre bem. Eu diria que uma sala quieta não é garantia de uma aprendizagem eficiente. A aprendizagem tem a ver com o sucesso na apreensão dos conteúdos e na utilização dos mesmos em diferentes situações. Agora, é claro que durante uma explanação é recomendável que haja atenção por parte de quem fala e de quem escuta. O que não significa que a aula torne-se uma "palestra". Você disse que em uma turma os alunos participam até demais. Nesse caso, cabe a você não perder o foco da aula para que o assunto não acabe desviando de tal maneira que todos se perdem. Responda e explique sucintamente o que foi perguntado, lembrando que se sua explicação gerar mais curiosidade ainda, é melhor você deixar para outro momento mais oportuno. O segredo (se é que é segredo) é não ser grosseiro com uma pergunta. Quando há respeito, há uma troca de significados mais rica entre quem ensina e quem aprende.

    ResponderExcluir
  4. Oi!!! Aqui estou eu de novo... passei por mais 4 horas de regência hoje!! com duas turmas (7B e 7H)
    A aula de hoje foi sobre sangue e rendeu muito mais do que a primeira regência minha, acho que o nervosismo vai passando mesmo com a pouca experiência, pois mesmo que tenham sido apenas algumas horas de aula, o aprendizado do estagiário é absurdamente grande.
    Como estou com duas turmas, sinto um pouco de diferença ao ministrar aulas para a segunda turma, que sempre fica melhor, pois vejo nas aulas da primeira turma, o que posso melhorar no mesmo conteúdo. Comecei revisando a aula anterior, bem rápido, apenas para situar os alunos no conteúdo e para eu perceber em que pé andava o aprendizado deles.
    A experiência hoje foi excelente, pois a turma mais complicada do colégio, me respeitou tanto, que fiquei impressionada com eles; claro que sempre existem os problemas, mas foram completamente contornáveis. A exemplo deste problema, coloco um aluno que conversava demais e depois que chamei atenção,ele tentou esboçar um sinal com o dedo médio para mim, desfarçando e ficando morto de vergonha quando ele percebeu que eu estava olhando. Como ele não executou o movimento, digamos assim, não o coloquei para fora da turma, mas resolvi deixar bem claro que EU era a PROFESSORA e AUTORIDADE na sala de aula e que os desinteressados se retirassem imediatamente. Penso que a liberdade dada aos alunos tem que ser condizente com o ambiente escolar, sempre deixando bem claro qual o papel do aluno e do professor, para que haja harmonia no processo do ensino-aprendizagem.
    Acho que é isso! AHhhh, nates que eu esqueça, temos também que aprender a contornar os imprevistos: a aula que eu havia planejado não foi executada como deveria, pois os vídeos que havia levado para os alunos assistirem não rodou na TV LARANJA do governo...foi frustrante no começo, pois havia preparado toda a aula em cima dos vídeos, pois a biologia é muito visual. Mas quem tem um bom preparo e uma boa base, consegue se virar. Acho que fiz um bom trabalho...
    até mais

    ResponderExcluir
  5. Realmente quanto mais aulas vamos minsitrando, mais professor nos tornamos. Isso é o que chamamos de formação pela (e na) prática. Quando estamos no estágio, percebemos que não nos formamos professor quando estamos "sentados em carteiras". Isso é importante para buscarmos embasamento teórico para a disciplina de biologia e seus aspectos psicopedagógicos. Mas...só há a formação profissional na prática! Fazendo uma analogia: o músico só é músico quando faz música! Uma observação para ti. Imprevistos fazem parte da profissão, embora possamos minimizá-los. Sendo assim, esteja sempre com um plano "B" na manga.
    Até.

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal!
    Já comecei minha regência na semana passada dia 28/05 (quarta-feira). Diria que minhas primeiras aulas foram bem tranqüilas. Comecei as aulas na 7ªA e apesar de eu ter ido em apenas uma aula e eles não me conhecerem bem, se comportaram bem e me respeitaram. Sempre tem aqueles alunos que não prestam mta atenção no que o professor fala, senti uma certa dificuldade em perceber aqueles que estavam mto dispersos, talvez um pouco pelo meu nervosismo, por ser minha primeira aula. O que facilitou tb, foi que eu já tinha assistido algumas aulas da Thamis na outra 7ª e o conteúdo era o mesmo, então pude perceber o que os alunos tinham mais dúvidas e me preparar para a turma. Os alunos da 7ªA participam bastante da aula e têm um grande interesse por coisas diferentes que possam ser levadas para a sala de aula. Estávamos com um coração de porco que a Thamis tinha mostrado para a 7ªB, que está um pouco à frente no conteúdo, e os alunos da 7ªA ficaram me perguntando se eu tb ia mostrar o coração pra eles, se ia passar o vídeo pra eles verem, então como eles estavam bem interessados, acho que facilitou a aula. No segundo dia de regência nessa mesma turma (dia 29) tb foi mto gostoso, essa turma é bem comportada de modo geral, e sempre me questionam. Eu tb procurei fazer bastantes perguntas pra eles, pra perceber se estavam entendendo o conteúdo, se não estavam fazendo confusão.
    Gostei mto de dar aulas nessa turma, acho que eles estão acompanhando bem a matéria e estão gostando das aulas.

    ResponderExcluir
  7. Na quinta a tarde foi minha primeira aula na 5ªF, essa turma eu posso dizer que realmente me tirou do sério. Foi bem mais difícil passar o conteúdo para eles. Tinham mtos alunos que só queriam bagunçar, não faziam os exercícios que eu pedia, no começo da aula foi realizada uma prática com diferentes tipos de solos, que eu acreditava que fosse chamar atenção dos alunos, mas com esses desinteressados não funcionou, mas é claro que outros estavam bem interessados, acharam “impressionante” (como uma aluna respondeu em uma questão) o que eles viram em sala de aula. Mas tinha horas que eu me via gritando na turma para ser escutada, pq alguns os alunos não ficavam quietos enquanto eu falava. Nessa hora eu entendi um pouco a professora da turma, que antes eu tinha uma imagem um pouco ruim dela, de sempre falar gritando com os alunos, somente se impondo sem deixar um clima mais harmônico na sala. Não que eu ache que ela está completamente correta, mas que foi complicado dar aula naquela turma, e teve horas que eu tb precisei gritar e brigar com eles para conseguir passar o conteúdo. Confesso que saí de lá desanimada, com dor de cabeça, pensando que se todas aulas fossem assim eu ia odiar. Mas na sexta feira (dia 30) voltei a dar aula nessa turma e foi completamente diferente. O que facilitou, foi que a maioria dos alunos que estavam incomodando na quinta, faltaram então os outros que tb incomodavam estavam “desfalcados” e prestaram atenção na aula. Aproveitei pra retomar alguns temas que não tinha conseguido passar na aula anterior, tirar as dúvidas que ficaram e passar o novo conteúdo de uma forma bem melhor, com a participação da grande maioria deles, que me faziam perguntas e respondiam as que eu fazia a eles. Tem um aluno nessa turma que é.... não sei bem como dizer, mas ele é tão interessado no assunto que chega a ser chato. Ele quer sempre responder tudo, quer sempre falar, não deixa os outros responderem e lerem o que escreveram, faz todas as questões que eu passo, mas como responde rápido fica atrás de mim pra ver o caderno, não fica no lugar esperando eu passar e ver... achei complicado “controlar” a ansiedade desse aluno. Às vezes fugia do assunto pela quantidade de perguntas que ele me fazia e eu tinha que “cortar” suas perguntas, pra retomar a aula.
    Bom, acho que é isso!
    Estou aprendendo bastante com essa heterogeneidade das 2 turmas, mas ainda tenho mto a aprender
    Abraçoss!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana. É legal passar pela experiência que você está passando. Ter duas turmas bem diferentes nos faz buscar formas também diferentes de lidar com ambas, mesmo que o conteúdo a ser trabalhado fosse o mesmo. Quero apontar para duas coisas importantes: 1 - o que fazer com os alunos indisciplinados que bagunçam? 2 - o que fazer com o aluno "indisciplinado" que pergunta a toda hora e, até mesmo, fora de hora? No primeiro caso não deixe que um grupo de alunos interfira na aprendizagem do restante. Para isso, busque qual a origem da indisciplina. Uma conversa com eles pode resolver. Advirta-o uma vez e avise que na próxima ele é retirado da sala (veja que encaminhamento o colégio tem para esse pessoal). Importante!!! Cumpra o que falou. Se disse que iria tirar o aluno, tire. Pois se não vai tirá-lo, é melhor não prometer, se não você perde sua autoridade em sala. Com alunos participativos demais ocorre exatamente o inverso. Atrapalha a aula por inibir a participação de outros. Uma conversa franca e camarada pode resolver. Como provavelmente, o aluno tem esse hábito já há algum tempo, provavelmente ele vai voltar ao mesmo comportamento. Cabe a você dizer - "Espera, em outro momento a gente trabalha este conteúdo." - "Calma, deixe os outros participarem..." Só cuidado para não podar o aluno, se não ele não perguntará mais e poderá levar esse trauma pelo restante da vida acadêmica dele. Ok? Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    aqui estou e de novo...
    bem, minha regência com o ensino fundamental já teve seu fim no início desta semana. No período de 3 semanas, minha regência com as sétimas séries foi satisfatória o suficiente para que eu pudesse estar em contato direto e percebendo como é diferenta a realidade da teoria...
    As salas de aula são ambientes tão complexos, que acabam se tornando um "ecossitema", onde as interações devem ser muito bem definidas para que haja a evolução das turmas, na realidade, percebi durante esse período, que é preciso se adaptar e ter muito jogo de cintura !!!
    É impressionante o número de experiências pelas quais passamos dentro da sala e o quanto aprendemos com os alunos. Meu maior aprendizado acredito que tenha sido o quesito PACIÊNCIA. Como alguns de vocês sabem, eu estava na "7H", uma turma bem desafiadora, com alunos que te desrespeitam e te enfrentam cara a cara, fazem o que bem entendem dentro da sala, se ahcam no direito de passear quando bem entendem, conversar quando bem entendem e utilizar linguajares nada adequados também quando bem entendem. Mas enfim, acredito que esta realidade tenha muito a ver com a liberdade que os mesmos têm dentro das próprias casa, que já não podem receber o nome de LARES... Se eles desrespeitam os próprios pais (esta conclusão parte de relatos feitos pelos próprios alunos, que acham extraodinária a capacidade e "maturidade" que têm em desafiar os pais) o que diria do respeito deles pelos professores???? E o que diria do desrespeito deles pelos estagiários?
    Percebi a péssima idéia que eles têm dos estagiários, que estão lá para matar conteúdo e deixar o professor descansar um pouco. Por isso tive várias conversas com eles(e quando digo conversas quero dizer sermões!!)a respeito do meu papel dentro da sala de aula e também do papel deles dentro do colégio, pois a primeira pergunta que ouvi no primeiro dia da regência, logo após dar BOM DIA para eles foi: "MAS O QUE VOCÊ FALAR VAI CAIR NA PROVA?"...
    Além disso tudo o interesse, ou melhor, o DESINTERESSE é absurdo...mas graças a Deus sempre existem os que salvam a pátria...
    Apesar de todos os pesares, existem muitos alunos excelentes nas salas, que participam, prestam atenção, mostram interesse e querem te ajudar...
    Infelizmente até este lado bom tem seu lado ruim, pois os bons são atrapalhados por aqueles que não mostram interesse. Nesta brincadeira, o professor acaba tendo que torrar seu tempo e sua excitação ao precisar chamar constantemente atenção deste desinteressados, o que muitas vezes atrapalha o desempenho do professor, o interesse e a linha de pensamento do aluno que está alí realmente para estudar...
    É preciso saber lidar com as mais diversas situações na sala de aula e para isso é necessária a prática... É só na sala de aula que nós aprendemos de verdade a ser professor...
    Agora começo a segunda parte desta saga... O ENSINO MÉDIO...
    Espero que ainda neste semestre eu conheça as turmas, e no proximo semestrer comece as aulas com eles, juntamente com o desenvolvimento do projeto PRAZER EM PREVINIR...
    É isso aí... Minha experiência foi no geral SENSACIONAL...
    E uma coisa posso dizer aos que um dia me deram aula: "Desculpa se em algum dia meu comportamento não correspondeu às suas espectativas...Hoje, no seu lugar, sei bem o que você sentia..." hahahahahaha
    Mas é tudo no melhor do humor, nada que uma meditação não ajude...
    Valeu pessoal. Até a proxima

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia, Após 4 dias de regência, fica aqui o registro do aprendizado.
    No primeiro dia 09/05, tina-se programado muitas atividades, porém com o desenvolver da aula foi percebido que todas a dinâmicas, levariam 3 regências para serem aplicadas. Porém, houve uma participação satisfatória dos alunos presentes. O conteúdo foi A importância da água, os alunos puderam recriar as etapas do tratamento da água na ETA.

    Na Aula do dia 16/5, o conteúdo da aula foi direcionado aos padrões de qualidade da ;agua, e os alunos participaram de aulas práticas, sobre análises físico-químicas de água. POde-se verificar a necessidade de tais atividades, pois os alunos puderam se familiarizar com as vidrarias e técnicas de rotina análitica e puderam perceber a aplicação das fórmulas químicas o balanceamento das reações.

    Na aula do dia 30/05, fomos a uma visita técnicas nas dependencias das estações de tratamento de esgoto ETE Norte, que combina dois processos de tratamento, Lagoas e Reatores anaeróbios. Após isso, fomos conhecer a ETA estação de tratamento de água. Os alunos acompanharam a água bruta, vinda dos mananciais, e a sucessão de tratamento físicos e químicos que a água passa até chegar a toreneira de nossas residências.

    Na Aula do dia 06/06, foi trabalhado o conteúdo solos, montamos oficinas, os alunos construiram 2 terrários, 3 minhocários, foram plantados 7 sementes diferentes em rtermos de formação de raizes, em 5 tratmento diferentes em relação ao tipo de solo utilizado, os alunos estão acompanhando a germinação das semente e na próxima aula, vamos estudar as raizes formados e sua importância no ecossistema.

    Na aula do dia 13/06, continuamos o assunto sobre solo, destacando as parasitoses, que podem ser veiculados e aplicamos um jogo didático sobre os parasitas, além de outras dinâmicas sobre a importância da mata ciliar, na conservação dos rios e melhoria da qualidade da água antes do tratamento.

    Na aula

    ResponderExcluir
  11. Na aula do dia 13/09 aconteceu algo interessante, utilizamos um ovo cru para contextualizar o interio da crosta terreste na aula de geologia...

    ResponderExcluir
  12. A aula de hoje, será muito interessante, vamos trabalhar com oficina de reciclagem - utilizando material reciclável, vamos montar experimentos educativos.

    ResponderExcluir
  13. Pode- se concluir que sim, apesar de seus métodos de testes não terem sidos os melhore, mas era o possível, devido à falta de recursos e conhecimentos da época. Acredito que a causa do grande numero de mortes segundo os fatos foi uma infecção hospitalar, por que na época não havia uma higiene adequada nos hospitais e nem com os equipamentos usados e nem nos médicos, as mulheres estavam mais vulneráveis, e como naquele tempo estava sendo iniciados os estudos com bactérias e outros nesse sentido, Semmelweis descobriu o porquê das mortes, mas não como.
    Hoje com todos os recursos disponíveis poderíamos nos aprofundar mais em relação a essa doença, como não há mais relatos dela, não há grande preocupação em saber suas reais causas e se Semmelweis realmente estava correto.

    Tayná da Silva Baratella – Ciências Biológicas

    ResponderExcluir