terça-feira, 29 de abril de 2008

Concluindo...

Então pessoal, poste aqui sua conclusão a respeito do teste das hipóteses que realizamos. Tenha em mente que hipótese sua equipe testou e compare com outros resultados. Abraços.

7 comentários:

  1. o pólen germinou com sacarose a 20%.concluimos que o polen nao germinou no experimento anterior devido a pouca quantidade de sacarose(energia)(10%)disponível na solução de cultura.

    2ºC

    ResponderExcluir
  2. Pensávamos que ao usar pólens mais jovens em uma solução de mesma concentração de ágar e sacarose, o experimento teria resultados positivos, porém, nossa hipótese não pode ser confirmada porque o pólen não germinou. Vendo que com os grupos que alteraram a concentração de 10 para 20% obtiveram sucesso no experimento, concluimos que a solução que usamos foi insuficiente para representar o ambiente natural de germinação.

    Alunas: Mariana Morandini
    Marina Prado
    Marina Toledo
    Luisa Peres
    2ºB

    ResponderExcluir
  3. o açucar tem papel fundamental para a germinação de grão de pólen pois fornece energia para a formação do tubo polínico. No primeiro esperimento, havia uma concentração de 10% de sacarose e de 1% de ágar. No segundo esperimento foi usada uma concentração de 20% de sacarose e manteve-se o valor de ágar. Após uma hora podemos observar um tubo polinico desenvolvido e mais três em formação.

    Álvaro, Anna Julia, Diego, Rafael
    2ºC

    ResponderExcluir
  4. Ao tentar o primeiro experimento e não obtermos sucesso com as concentrações usadas, resolvemos aumentar a concentração de sacarose no ágar-ágar de 20%. Usando esses dados, houve apenas uma considerável germinação na cultura, concluindo assim, que a concentração de sacarose deve ser mesmo maior.

    Aline Santos
    Jessica Bavaresco
    Marion
    Rafaela Cegalin

    2°B

    ResponderExcluir
  5. Fazendo de novo a experiência do pólen do hibisco em concentrações com açúcar, tentamos testar uma nova hipótese, pois da primeira vez o pólen poderia estar morto ou infértil. Após um dia de espera e observação, notamos que nada aconteceu e que novamente não houve germinação. Nesta segunda experiência, podemos contar que o pólen estaria morto ou infértil de novo, mas levando em consideração que os tubos em que a concentração foi de 18% e 20% e deram certo, verificamos que aí está o erro. Ainda existem hipóteses em que a flor poder estar velha, etc. Mas, levando em consideração que é a concentração de açúcar que propicia um ambiente favorável ao pólen e foi ela que interferiu na experiência, concluímos que seria necessário aumentar sua concentração para ocorrer germinação.

    Mariana Casagrande 18
    Barbara Ferrarini 03
    Gabriela Garbin 08
    Rafael Camargo 27
    2º B

    ResponderExcluir
  6. No nosso teste mudamos a concentração de sacarose usamos 20%,em vezes, de 10&.Mais no resultado não tivemos a certeza se ocorreu uma germinação, pois, não sabemos se o que vimos era certamente um tubo polínico.Observamos que os grupos que mudaram a concentração de sacorose de 10% para 20% tiveram melhores resultados, comprovando assim que não ocorre a germinação com 10% de sacarose.

    Alunas: Aline
    Jéssica B.
    Marion
    Rafaela C.

    ResponderExcluir
  7. O nosso experimento consistia em simular um choque térmico nos polens. Primeiramente os resfriamos, depois os aquecíamos e logo em seguida colocamos os polens com uma mistura de 1% de Agar e 10 % de sacarose, o mesmo volume que utilizamos no experimento anterior. Concluímos que o volume dessas substancias foi insuficiente para a representação natural da germinação, para a formação do tubo polínico, uma das hipóteses desse resultado insatisfatório, foi a insuficiência de sacarose (10%). Por outro lado, os polens poderiam estar mortos, devido ao choque térmico realizado.

    ALUNAS :
    Rafaela Carina Largo Menegatti
    Mariana dos Santos Lupatini
    Maria Fernanda Macanhão
    Yohanna Brogio

    2ºB

    ResponderExcluir