sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A História da febre puerperal

Para ilustrar com simplicidade alguns aspectos importantes da investigação científica, consideremos os estudos de Semmelweis sobre a febre de parto. Ignaz Semmelweis, um médico de origem húngara, realizou esses estudos de 1844 a 1848 no Hospital Geral de Viena. Enquanto membro da equipa médica da Primeira Divisão de Maternidade do hospital, Semmelweis estava preocupado por saber que uma grande proporção das mulheres que davam à luz nessa divisão contraía uma doença grave, frequentemente fatal, conhecida por febre puerpéria ou febre de parto. Em 1844, nada menos que 260 das 3157 mães da Primeira Divisão, ou seja, 8.2%, morreram da doença; em 1845 a taxa de mortalidade foi de 6.8%, e em 1846 de 11.4%. Estes valores eram ainda mais alarmantes pelo fato de na Segunda Divisão de Maternidade do mesmo hospital — que era adjacente à Primeira e acomodava quase o mesmo número de mulheres — a proporção de mortes por febre de parto ser muito mais baixa: 2.3, 2.0 e 2.7 por cento para os mesmos anos. Num livro escrito posteriormente sobre as causas e a prevenção da febre de parto, Semmelweis descreveu os seus esforços para resolver este enigma terrível.
Semmelweis começou por considerar várias explicações que então eram correntes. Rejeitou algumas delas à partida por serem incompatíveis com fatos bem estabelecidos, e sujeitou as outras a testes específicos.
Um ponto de vista amplamente aceite atribuía a propagação da febre puerpéria a "influências epidêmicas", que eram vagamente descritas como "mudanças atmosférico-cósmico-telúricas" que alastravam por distritos inteiros e causavam a febre de parto nas mulheres que davam à luz. Mas como, raciocinou Semmelweis, podiam essas influências ter atingido a Primeira Divisão durante anos mas poupado a Segunda? E como poderia este ponto de vista ser reconciliado com o fato de a febre assolar o hospital enquanto dificilmente ocorria um caso na cidade de Viena ou nas suas imediações? Uma epidemia genuína, como a cólera, não seria tão seletiva. Por fim, Semmelweis fez notar que algumas das mulheres admitidas na Primeira Divisão, por viverem longe de casa, começavam com dores de parto pelo caminho e acabavam por dar à luz na rua. No entanto, apesar dessas condições adversas, a taxa de mortalidade por febre de parto nestes casos de "nascimento de rua" era inferior à da Primeira Divisão.
Segundo outro ponto de vista, a sobrelotação era a causa da mortalidade na Primeira Divisão. Mas Semmelweis indicou que na verdade a lotação era superior na Segunda Divisão, o que em parte se devia ao esforço desesperado das pacientes para evitar a colocação na célebre Primeira Divisão. Semmelweis também rejeitou duas conjecturas semelhantes que eram correntes, fazendo notar que não existiam diferenças entre as duas divisões no que dizia respeito à dieta ou ao tratamento geral das pacientes.
Em 1846, uma comissão que fora designada para investigar o assunto atribuíra a predominância da doença na Primeira Divisão aos danos resultantes de exames descuidados dos estudantes de medicina, que recebiam a sua preparação de obstetrícia na Primeira Divisão. Para refutar esta idéia, Semmelweis fez notar que a) os danos que resultam naturalmente do processo de nascimento são muito mais profundos dos que o que podem ser causados por exames descuidados; b) as parteiras que recebiam a sua preparação na Segunda Divisão examinavam as suas pacientes da mesma maneira, mas sem os mesmos efeitos de doença; c), quando, em resposta ao relatório da comissão, se reduziu para metade o número de estudantes de medicina e os seus exames às mulheres foram reduzidos ao mínimo, depois de um breve declínio a mortalidade atingiu os níveis mais elevados de sempre.
Foram sugeridas várias explicações psicológicas. Numa delas indicava-se que a Primeira Divisão estava organizada de tal forma que o padre que ia dar a extrema unção às mulheres prestes a morrer tinha que passar por cinco alas antes de chegar à enfermaria: supôs-se que a presença do padre, precedida pelo som da campainha do seu ajudante, tinha um efeito aterrorizante e debilitante nas pacientes, o que as tornava mais propensas a contrair a febre de parto. Na Segunda Divisão, este fator adverso estava ausente, já que o padre tinha acesso direto à enfermaria. Semmelweis decidiu testar esta conjectura. Convenceu o padre a seguir outro caminho e a prescindir do som da campainha, de forma a chegar à enfermaria silenciosamente e sem ser observado. No entanto, a mortalidade não diminuiu na Primeira Divisão.
Semmelweis teve uma nova ideia, sugerida pela observação de que na Primeira Divisão as mulheres davam à luz deitada de costas, enquanto que na Segunda Divisão davam à luz de lado. Embora tenha pensado que isso era improvável, decidiu, "como um náufrago que se agarra a uma palha", testar se esta diferença de procedimento era importante. Introduziu o uso da posição lateral na Primeira Divisão, mas mais uma vez a mortalidade manteve-se.
Por fim, no início de 1847 um acidente deu a Semmelweis a pista decisiva para a sua solução do problema. Um seu colega, Kolletschka, foi ferido no dedo com o bisturi de um estudante com quem realizava uma autópsia, e faleceu após uma doença agonizante durante a qual apresentou os sintomas que Semmelweis observara nas vítimas da febre de parto. Embora o papel dos micro-organismos nas infecções ainda não tivesse sido reconhecido nessa altura, Semmelweis compreendeu que a "matéria cadavérica" que o bisturi do estudante introduzira na corrente sanguínea de Kolletschka tinha causado a doença fatal. E as semelhanças entre a evolução da doença de Kolletschka e a das mulheres da sua clínica conduziram Semmelweis à conclusão de que as suas pacientes tinham morrido do mesmo tipo de envenenamento de sangue: ele, os seus colegas e os estudantes de medicina tinham transportado o material infeccioso, porque ele e os seus associados costumavam vir diretamente da realização de dissecações na sala de autópsias para examinar as mulheres grávidas, lavando as suas mãos apenas superficialmente, o que fazia com estas mantivessem o odor pútrido característico.
Mais uma vez Semmelweis submeteu a sua ideia a um teste. Raciocinou que, se tinha razão, a febre de parto poderia ser prevenida através da destruição química da material infeccioso que aderia às mãos. Por isso, ordenou que todos os estudantes de medicina lavassem as mãos numa solução clorada antes de examinarem as mulheres. A mortalidade por febre de parto começou logo a diminuir, e no ano de 1848 caiu para 1.27% na Primeira Divisão, enquanto que na Segunda essa mortalidade era de 1.33%.
Para apoiar mais a sua ideia ou a sua hipótese, como vamos também dizer, Semmelweis fez notar que ela explicava o fato de a mortalidade na Segunda Divisão ser inferior: as pacientes eram aí atendidas por parteiras, cuja preparação não incluía o ensino anatômico por dissecação de cadáveres.
A hipótese também explicava a mortalidade mais baixa entre os "nascimentos de rua": as mulheres que chegavam já com os seus bebês quase nunca eram examinadas depois de serem admitidas, e tenham por isso mais hipóteses de escapar à infecção.
Outras experiências clínicas depressa levaram Semmelweis a aprofundar a sua hipótese. Numa ocasião, por exemplo, ele e os seus associados, depois de terem desinfectado cuidadosamente as mãos examinaram primeiro uma mulher grávida que tinha um câncer cervical ulcerado; de seguida examinaram outras doze mulheres que estavam no mesmo quarto depois de só terem lavado as mãos normalmente, sem desinfecção renovada. Onze das doze mulheres morreram com febre de parto. Semmelweis concluiu que a febre de parto pode ser causada não apenas por matéria de cadáveres, mas também por "matéria pútrida derivada de organismos vivos".
Carl Hempel
Philosophy of Natural Science, 1966

(traduzido por Fabiano Antunes)

1) O texto trata da busca da causa da febre puerperal. Ao final da investigação de Semmelweis pode-se concluir que ele encontrou a “verdadeira” causadora da doença? Hoje nós conhecemos qual a causa real de tal febre ou ela poderá ser revista um dia? Escreva o que você pensa a respeito disso.

46 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, mas não completamente, pois a falta de tecnologia da época dificulto bastante descobrir as causas da doença. Os estudos de Semmelweis serviram de base para o que sabemos hoje em dia, ele conseguiu descobrir em partes a causa da doença e evitar a morte de muitas mulheres, porém com as novas tecnologias que existem atualmente em favor da medicina, sabemos mais detalhadamente as causas da febre puerperal. Hoje em dia sabemos que é uma forma de infecção generalizada, que começa no útero e se espalha por todo o corpo, causada por estreptococos. Mas como virão pesquisas futuras pode ocorrer mudanças e serem descobertas outras formas de ocorrência da doença devido a não existirem verdades absolutas na ciência e também devido ao falto de a mesma estar em avanço.
      Danyelle de Souza Gomez

      Excluir
  2. não exatamente,pois ele apenas sabia que poderia estar sendo causada por uma bactéria mas não sabia se quer qual seria essa bactéria.sim hoje ja sabemos que ela é provocada pela presença das bactérias Escherichia coli e Streptococcus faecalis; Clostridium sp.e claro que tudo isso pode um dia ser revisto pois na ciência não existe verdade absoluta.Jaqueline Evangelista Barbosa

    ResponderExcluir
  3. Para a época pode-se dizer que Semmelweis encontrou a "verdadeira" resposta para a causa da doença sim, depois de varias observações e testes, é claro. Houve uma considerável diminuição nos casos da febre e isso ajudou e muito as pessoas daquela época. Hoje sabemos que existem outros fatores que causam essa doença, porém esses fatores podem não ser definitivos. Pode haver outra causa para a febre. Com o avanço de técnicas e da tecnologia talvez um dia poderemos achar de forma definitiva a real causa dessa doença.

    Jonatas Loureiro Maciel

    ResponderExcluir
  4. Semmelweis encontrou a causa da febre do parto, infelizmente morreram muitas mulheres e crianças, por ninguem saber qual era causa da febre de parto, mas depois de muitas hipoteses e observações,Semmelweis concluiu que a doença tinha como causador as bacterias, a materia pútrida derivada de organismos vivos. E depois de tomar as medidas e prevenções necessarias a taxa de mortalidade caiu bastante. O que achei de ironia é que "a mesma mão que te salva, é a mesma que pode te levar a morte", os estudantes de medicina sem qualquer higiene dessecavam cadáveres e depois atendiam mulheres em parto, levavando a doença em seus materiais, na sua roupa, ate em seu corpo e não sabiam, por isso do indice elevado da taxa de mortalidade, diferente das parteiras ou partos realizados fora do hospital, onde a taxa era bem pequena e mostrando que a doença estava ligada ao hospital. Por isso é de extrema imortância que as pessoas que estão em contato direto com doenças, pacientes e hospitais, sejam higiênicas. Como o indice de mortalidade caiu bastante depois de tomada tais medidas, acredito que realmente a hipotese de Semmelweis seja a causa real da febre de parto.

    Luiza Veiga Ciencias Biológicas.

    ResponderExcluir
  5. Sim ela poderá ser revista um dia. Com o avanço da medicina e o surgimento de vários micro-organismos, bactérias e vírus podem haver vários tipos de infecções hospitalares em várias áreas, assim como em mulheres que estão prestes a darem a luz. Deste modo poderá haver estudos sobre a febre de parto em mulheres grávidas.

    Claudemir Fioratti.

    ResponderExcluir
  6. O texto retrata a busca pela causa da febre puerperal. Semmelweis elaborou várias hipóteses sobre a possível causa da doença. Descartou as que através de observações estavam equivocadas. Conseguiu descobrir a provável causa da doença, os materiais utilizados pelos médicos estavam infectados e ao entrar em contato com as pacientes também as infectavam. Sabemos nos dias de hoje que a febre puerperal é uma forma de infecção generaliza. Porém o que conhecemos e classificamos como sua possível causa pode mudar, pois a ciência não é absoluta, muda com novos estudos e pesquisas através de teorias e observações.
    (Lidiany Doreto)

    ResponderExcluir
  7. Sim, Semmelweis encontrou a verdadeira causa, hoje em dia, por conta de existir maior higiene do que antigamente, a febre puerperal se tornou rara. Semmelweis demorou anos para descobrir a causa da doença desconhecida e várias pessoas morreram por causa dela, no entanto, sua descoberta possibilitou que essa doença seja rara atualmente.

    ResponderExcluir
  8. Semmelweis não encontrou exatamente qual tipo de matéria ou micro organismo causador da doença, mas apenas com os métodos disponíveis, conseguiu chegar a uma conclusão muito inteligente. Ao encontrar a "matéria cadavérica" Semmelweis descobriu que algum agente infeccioso causava a doença, o que é verdade, e com o princípio da higienização antes do trabalho de parto, ajudou muitas mulheres a não contrair a infecção.
    A causa real da febre não passa de uma simples infecção bacteriana, sendo mais encontrada bactérias do tipo E. Coli ou até Streptococcus faecalis.
    A correta esterilização de todos os objetos e regiões do corpo da mulher no ato do parto é eficiente para prevenção desta doença, hoje em dia conhecida como infecção puerperal.

    Pedro Henrique Amaro Martins.
    Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir
  9. O texto é muito interessante devido a criação de ideias, a formulação de hipóteses, a busca pela descoberta. A busca pela cura da doença que matou tantas mulheres de uma forma tão absurda, mulheres que foram de certa forma usadas como cobaia. É uma histórias uma tanto quanto tensa, triste mais ao mesmo tempo desperta curiosidade para saber qual é a solução,causando consequentemente um espanto no resultado obtido. Observei também que a medicina não era tão avançada.
    Maria Joyce

    ResponderExcluir
  10. O texto é muito interessante devido a criação de ideias, a formulação de hipóteses, a busca pela descoberta. A busca pela cura da doença que matou tantas mulheres de uma forma tão absurda, mulheres que foram de certa forma usadas como cobaia. É uma histórias uma tanto quanto tensa, triste mais ao mesmo tempo desperta curiosidade para saber qual é a solução,causando consequentemente um espanto no resultado obtido. Observei também que a medicina não era tão avançada.
    Maria Joyce

    ResponderExcluir
  11. Sim,por que após suas observações e descoberto da mal higienização dos médicos a doença foi controlada.O que se sabe hoje sobre a doença e pouco mais do que o que se sabia na época,e apesar de Semmelweis ter descoberto a grande causadora das infestações é possível que a partir de estudos mais avançados se descubra novas causas para tal doença que hoje esta um pouco esquecida,e que talvez possamos revê-la futuramente.
    (Caroline Galdino da Silva)

    ResponderExcluir
  12. A origem da febre puerperal se da não necessariamente pela matéria de cadáveres mais sim pelas bactérias e microorganismos presentes nas mãos e objetos dos médicos. Como os princípios de desinfecção não eram praticados na época em questão e a penicilina só foi descoberta por Alexander Fleming em 1928 a fim de combater agentes causadores de infecção, muitas hipóteses foram levantadas para tentar achar a causa da origem da febre mortal, mas somente a observação da condições de insalubridade as quais as pacientes eram expostas foi possível tomar medidas que vieram a mitigar as causas da morte.

    (Roberto Durigon)

    ResponderExcluir
  13. Ele não encontrou a verdadeira causa da febre, já que na época não tinham condições tecnológicas e nem se tinha conhecimento ainda a respeito da existência de microorganismos, mas através de observações , ele conseguiu encontrar o procedimento realizado por eles que poderia levar ao desenvolvimento dessa doença em algumas mulheres que davam a luz no hospital, e mais tarde ele conseguiu provar ainda pelo método da observação que esta afetava não só essas mulheres mas também outras pessoas, e que ela acontecia em decorrência do contado com com "restos"de tecidos putrificados, e que se provou mais tarde com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia que na verdade era em decorrência dos microorganismos contidos nestes tecidos.
    Hoje nós conhecemos a causa da febre puerperal de forma bem mais complexa que antes, porém a ciência não é estática, sendo assim nada impede que futuramente possam ser feitas novas descobertas.
    Acadêmica: Aline Ferreira Moraes
    Segundo Semestre

    ResponderExcluir
  14. De fato a febre pueperal é causada devido à má higienização realizada por parte dos médicos, logo estes vinham a contaminar seus pacientes, de modo que adquiriam organismos virais ou bactérias e os espalhavam de acordo com o atendimento realizado em seus pacientes. Isto fica muito nítido através da experimentação realizada por Semmelweis,tanto que atualmente no ambiente hospitalar a questão de higiene é muito rigorosa, pois causa inúmeros problemas. Nota-se também que através de instrumentos mal esterilizados também ocorre a contaminação, já que este esteve em contato com outros pacientes que continham doenças e estas eram passadas a outros indivíduos por meio do mesmo.

    Dhyeferson Dias Cavallo.

    ResponderExcluir
  15. Semmelweis buscava a causa da febre puerperal. Depois de formular várias teorias e fazer vários experimentos, no final da investigação ele concluiu que na verdade a causa da doença eram os próprios médicos. Após fazer uma autópsia, o médico e os estudantes de medicina iam direto à sala de parto, sem lavar as mãos ou se preocupar em ter qualquer forma de higiene. Ao tocar na mulher, estavam com suas mãos contaminadas, passando germes. Os médicos não acreditavam e não aceitavam que eles eram a causa de tantas mortes, mas a teoria de Semmelweis estava certa.
    Hoje nós conhecemos que a infecção puerperal é aquela que afeta o aparelho genital feminino no período pós-parto. Sendo, no Brasil, uma das principais causas de morte materna. O diagnóstico de infecção puerperal é obtido por meio de exame clínico, levando em consideração os sinais e sintomas que a paciente evidencia, como, febre dentro das primeiras 48 horas após o parto.
    Apesar de ser dito como louco e não ter conseguido publicar seu livro dizendo a real causa da infecção. As descobertas de Semmelweis foram muito importantes pois propôs um método eficaz de prevenção nos hospitais, como a limpeza, a importância do ar fresco, esterilização dos matérias e vários outros métodos que são de fundamental importância para que os procedimentos hospitalares sejam realizados com segurança.
    Liliane da Silva Mello

    ResponderExcluir
  16. Pode- se dizer sim que Semmelweis conseguiu descobrir o fator principal que estava levando as mulheres daquela época a morrerem desse tipo de doença, pois quando se tenta comprovar a verdadeira causa de uma certa doença, ou se quer comprovar uma certa pesquisa, deve-se fazer vários testes e experimentos, pode-se observar que por diversas vezes ela fracassou em suas hipóteses, mas a partir do momento que ela conseguiu chegar na causa, houve-se comprovação através de seus experimentos envolvendo as grávidas e os estudantes de medicina.
    Com certeza a causa da febre pode ser revista um dia, os organismos evoluíram muito com o passar dos anos, e as impurezas nos ambientes e objetos também sofreram diversas mutações, ao fazer um novo estudo, pode ser viável sim que se encontre uma nova causa da febre do parto.

    Gilcelany Alves da Silva

    ResponderExcluir
  17. Semmelweis não questionou aspectos como a relação da causa da febre puerperal a um tipo de germe ou outro tipo de agente, tampouco realizou estudos microscópicos a fim de descobrir a natureza do material cadavérico considerado infeccioso. Dessa forma, não se pode concluir que Semmelweis tenha encontrado a verdadeira causa da doença, seu objetivo principal era a prevenção de tal e a difusão desses conhecimentos. Atualmente são conhecidas as causas e os fatores de risco que estão envolvidos na infecção puerperal, além dos agentes patogênicos de fonte endógena e exógena encontrados na infecção e o tratamento adequado para dado diagnóstico.

    ResponderExcluir
  18. Sim. Ele havia encontrado a verdadeira causadora da doença, pois as estatísticas mostravam a diminuição no numero da taxa de mortalidade diante da descoberta. Ainda ocorria algumas mortes mas pode-se levar em conta que cada mãe reagia de uma maneira diferente, pois algumas podem ter um organismo mais forte e outras podem ter um mais fraco. Essa descoberta pode sim ser investigada daqui alguns anos ate mesmo para mais um aprimoramento no momento de atender as pacientes e descobrir por fim como acabar com a doença. Acadêmica: Valéria Siqueira dos Santos.

    ResponderExcluir
  19. Sim. Ele havia encontrado a verdadeira causadora da doença, pois as estatisticas mostravam a diminuiçao no numero da taxa de mortalidade diante da descoberta. Ainda ocorria algumas mortes mas pode-se levar em conta que cada mae reagia de uma maneira diferente, pois algumas podem ter um organismo mais forte e outras podem ter um mais fraco. Essa descoberta pode sim ser investigada daqui alguns anos ate mesmo para mais um aprimoramento no momento de atender as pacientes e descobrir por fim como acabar com a doença. Academica: Valéria Siqueira dos Santos

    ResponderExcluir
  20. Semmelweis acreditava que a causa da doença eram os próprios médicos e estudantes de medicina que tocavam as pacientes com as mãos contaminadas. Mesmo, depois de toda higienização necessária, não ter reduzido à zero o número de óbitos por febre puerperal, é possível concluir-se que Semmeleweis encontrou, sim, a verdadeira causa da doença. Porém, como não houveram análises laboratoriais na época, hoje sabe-se que a febre é apenas um dos sintomas de uma infecção generalizada que a mulher pode contrair após o parto por meio de bactérias adquiridas por contato de algo contaminado, o que vai de acordo com a teoria de Semmelweis. Entretanto, com os diversos avanços da ciência ainda é possível descobrir outras causas e até mesmo um método de sanar de vez essa doença que leva ainda leva a óbito mulheres que acabaram de dar a luz.

    ACADÊMICA: ELIZABETH RENATA DA SILVA

    ResponderExcluir
  21. Não. Semmelweis teve várias hipóteses, porém não chegou a uma ''verdadeira''. Creio que a causa real de tal febre seja por motivos de infecção hospitalar, onde os materiais utilizados nas cirurgias não estão esterilizados corretamente, ocasionando depois complicações e até mesmo a óbito.

    Novak de C. Temeljkovitch

    ResponderExcluir

  22. Concordo plenamente que os estudos do Doutor Semmelweis foram de grande ajuda para a desaceleração da febre puerperal, e que milhares de mulheres não sofreram posteriormente com esse mal. Ainda hoje temos mulheres morrendo de febre pós-parto, pois sabemos que os agentes patogênicos encontrados podem ser de fonte endógena e exógena.
    Mas um ponto que me chamou bastante atenção no texto, foi justamente o final, que para ’’ aprofundar a sua hipótese’’ o doutor Semmelweis e seus associados, fizeram uma experiência que levou onze das doze mulheres a óbito.
    Isso nos leva a pensar, ate que ponto a ciência pode chegar?
    Muitas das coisas que sabemos hoje sobre funcionamento do corpo humano, deriva de experiências feitas na segunda guerra mundial, nos campos de concentrações, Supomos que algum ente próximo a você, venha a sofrer de alguma patologia cerebral, possivelmente o tratamento deste será provindo de ações e experiências praticadas e obtidas através de formas moralmente consideras inescrupulosas, será que isto é ético? Considerando as possíveis milhares de pessoas que vieram a óbito para a obtenção de tais conhecimentos médicos?. Deve-se pensar até onde tais tipos de ações podem ser consideradas justas, e até onde as fronteiras da medicina
    Podem transpassar as barreiras da dignidade humana.


    Vinicius Lopez

    ResponderExcluir
  23. Tecnicamente sim, apesar de não ter sido comprovado, pois ele não confirmou sua hipótese através de testes plausíveis, foi algo empírico não testado através de métodos científicos. Porém, suas observações fazem sentido, e de fato houve uma redução na mortalidade, Semmelweis pode não ter descoberto a “verdadeira”, a absoluta causa da doença, mas suas descobertas com certeza foram muito válidas, e são usadas até hoje, assim como a técnica de assepsia das mãos antes dos procedimentos médicos, mesmo após anos de sua disseminação ainda é uma medida atual no controle das infecções. Em minha opinião, a causa real da febre pode ser revista, pois a cada dia que passa há mais avanços tecnológicos, descobertas, incentivo para pesquisas, investimentos no conhecimento, e cientistas dispostos a fazer de sua missão de vida desvendar mistérios que assolam a humanidade, visando ajudar pessoas, pensando no bem geral.

    Alana Elke

    ResponderExcluir
  24. Na a época através de experiências clinicas, Semmelweis concluiu qual seria provável causa da doença, no entanto ele não pode fazer pesquisas mais aprofundadas que determinasse causas mais especificas para a epidemia. Hoje conhecemos a melhor resposta para sua causa, mas novas pesquisas podem ser realizadas e vir a proporcionar uma reposta mais atual.
    Diego S. Pereira

    ResponderExcluir
  25. EVELINE CAPOANO: Eu acho que essa febre só foi se alastrando por causa da falta de higiene. Os médicos daquela época não tinham tanto conhecimento como hoje, não sabiam que doenças infecciosas como essa tinham que ter cuidado redobrado como por exemplo, desinfetar as mãos antes e depois do contato com pessoas infectadas. Pra mim, na ciência não existe apenas uma verdade, existem várias verdades. Eu acredito que ele esteja certo, pois quem sabe essa doença surgiu a partir de uma série de doenças que se aglutinaram dando origem a esta.

    ResponderExcluir
  26. Alyne Ciriaco Oliveira

    Sim, pois mais tarde foi comprovado que sua teoria esta certa, as bactérias, mais precisamente as do gênero estreptococos, existentes nas mãos e nos instrumentos dos médicos, contaminavam o organismo frágil das pacientes causando uma infecção generalizada.
    Apesar da falta de reconhecimento em vida, os esforços de Semmelweis nos proporcionou, além do conhecimento sobre as causas da doença, o melhoramento das condições higiênico-sanitárias hospitalares necessárias para população.

    ResponderExcluir
  27. De acordo com o texto lido acima, Semmelweis descobriu a causa da febre puerperal através de suas hipóteses e pistas do que era fator de risco para o desenvolvimento da febre naquela época. Assim porque, no ano de 1844 à 1848 os métodos para descobertas de novos conceitos ocorrerem, ainda não eram desenvolvidas e haviam poucas maneiras de chegar ao ponto fatal. Sendo desde aquela época até hoje o principal agente as bactérias localizadas no ato do parto. Porém hoje, a limpeza e os cuidados com as contaminações hospitalares aperfeiçoou-se e há outros fatores de risco para o caso se desenvolver, assim como, daqui alguns tempos também podem surgir mais motivos, podendo ser revistas sempre que algo surgir fora do reconhecido até então. Pois, os diagnósticos de infecção puerperal são obtidos por meio de exame clínico, levando em consideração os sinais e sintomas que a paciente evidencia, o que pode ser diferente entre uma pessoa a outra.

    Claudiane Vilharroel Almeida

    ResponderExcluir
  28. Tieli Oliveira Trindade
    Semmelweis procurou o causador da doenca e basicamente chegou a conclusão que a se contraia a doença dos cadaveres, por infecçao. Hoje em dia ja conseguimos saber o transmcor que se da através de microorganismos, Semmelveis chegou aos possiveis metodos de contato, e ate mesmo como diminuir e também uns possiveis cuidados.

    ResponderExcluir
  29. Tieli Oliveira Trindade
    Semmelweis procurou o causador da doenca e basicamente chegou a conclusão que a se contraia a doença dos cadaveres, por infecçao. Hoje em dia ja conseguimos saber o transmcor que se da através de microorganismos, Semmelveis chegou aos possiveis metodos de contato, e ate mesmo como diminuir e também uns possiveis cuidados.

    ResponderExcluir
  30. Tieli Oliveira Trindade
    Semmelweis procurou o causador da doença e basicamente chegou a conclusão que se contraia através dos cadaveres, por uma má limpez. Hoje em dia ja se conseguimos saber que o contagio se da através de microorganismos, Semmelweis chegou a conclusão dos possiveis causadores e metodos de contrair e até como diminuir a taxa, na verdade uma possivel prevenção.

    ResponderExcluir
  31. acredito que sim, acredito que os cientistas daquela época conseguiram
    descobrir quais eram as causas de mortes nas mulheres, pois as mulheres que foram atendidas com a devida higiene não vieram a óbito, enquanto que a mulher que foi atendida sem os devidos cuidados de higiene e esterelização faleceu. Porém acredito que essa descoberta pode ser revista devido as novas tecnologia que a ciência tem hoje, esse estudo poderia sim ser mais aprofundado, sempre há novas coisas a serem descobertas

    ResponderExcluir
  32. Sim, na época em que a intensidade da febre puerperal era maior, Semmelweis conseguiu concluir a causa da doença. Pois foi observado que a taxa de mortalidade das mulheres que tinham seus partos no "meio da rua" ou no caminho do hospital eram menores do que a taxa de mortalidade das mulheres que tinham seus partos dentro do hospital.
    Então, o que tinha que ser analisado, era o que estava acontecendo dentro do hospital, que realmente era o problema de desinfectação, ao médicos realizarem autópsias nos cadáveres, não se desinfectavam como deveriam. Lavavam a mão superficialmente. E isso acabava levando germes e bacterias para as pacientes em trabalho de parto, e esses germes e bacterias entravam em contato com a mãe e o bebê, no qual, ambos eram prejudicados, e até mortos na maioria das vezes.
    Hoje, pode ter algum caso dessa febre, por descuido. Por isso é importante haver uma desinfectação em uma sala de parto, cirurgia, etc. Pois qualquer organismo maléfico que o médico carrega em sí por falta de cuidados na hora de desinfectação, pode gera uma doença grave no qual pode causar a morte.

    Acadêmica de Ciencias Biológicas, 2º semestre
    Gabriela da Silva Costa Leite

    ResponderExcluir
  33. Mariana Mayumi Tadokoro - Ciências Biológicas

    Lendo o texto, Semmelweis não descobriu a verdadeira causa da doença e sim a causa da doença em um certo ambiente, que é a Primeira divisão e a Segunda Divisão. Ele fez experimento baseados na observação e em teste nos próprios pacientes, ou seja, nenhum desse testes foi devidamente avaliados pra saber qual é o agente causador, o que ele achou é um dos fatores que causam a doença, que é a falta de higiene dos estudantes de medicina após as dissecções. Hoje sabemos que a febre puerperal é causada pelo contato direto, ou seja, através de mãos sujas, roupas e etc. É considerada uma doença infecciosa, causada por estreptococos. Acho que ela pode ser revista um dia, pois não há nada falando sobre uma cura exata, apenas prevenções!

    ResponderExcluir
  34. Mariana Mayumi Tadokoro - Ciências Biológicas

    Lendo o texto, Semmelweis não descobriu a verdadeira causa da doença e sim a causa da doença em um certo ambiente, que é a Primeira divisão e a Segunda Divisão. Ele fez experimento baseados na observação e em teste nos próprios pacientes, ou seja, nenhum desse testes foi devidamente avaliados pra saber qual é o agente causador, o que ele achou é um dos fatores que causam a doença, que é a falta de higiene dos estudantes de medicina após as dissecções. Hoje sabemos que a febre puerperal é causada pelo contato direto, ou seja, através de mãos sujas, roupas e etc. É considerada uma doença infecciosa, causada por estreptococos. Acho que ela pode ser revista um dia, pois não há nada falando sobre uma cura exata, apenas prevenções!

    ResponderExcluir
  35. Mariana Mayumi Tadokoro - Ciências Biológicas

    Lendo o texto, Semmelweis não descobriu a verdadeira causa da doença e sim a causa da doença em um certo ambiente, que é a Primeira divisão e a Segunda Divisão. Ele fez experimento baseados na observação e em teste nos próprios pacientes, ou seja, nenhum desse testes foi devidamente avaliados pra saber qual é o agente causador, o que ele achou é um dos fatores que causam a doença, que é a falta de higiene dos estudantes de medicina após as dissecções. Hoje sabemos que a febre puerperal é causada pelo contato direto, ou seja, através de mãos sujas, roupas e etc. É considerada uma doença infecciosa, causada por estreptococos. Acho que ela pode ser revista um dia, pois não há nada falando sobre uma cura exata, apenas prevenções!

    ResponderExcluir
  36. Ao final de anos, Smmelweis pode concluir que a verdadeira causa que matava as mulheres em seus leitos de parto, era a presença de micro-organismos em seus bisturis que fora contaminados pela própria equipe médica. E em virtude disto, hoje médicos sabem manusear seus equipamentos de uma forma mais correta, evitando assim a contaminação de médico/paciente. E também, com essa história, sabemos como é grande o potencial de micro-organismos, em algumas ocasiões.

    César B. Diniz

    ResponderExcluir
  37. Semmelweis encontro sim a causadora da febre, pois depois de muitos estudos e hipoteses não solucionadas ele encontrou uma situaçao que o levou a outra hipotese que fez diminuir a taxa de mortalidade da primeira divisao, e outra que o levou a solucinar o problema.
    Um dia poderá ser revista sim porque conforme tudo vai mudando as causas de febres tambem pode vir a ter outra causa.

    ResponderExcluir
  38. Podemos concluir através do texto que Semmelweis pode encontrar sim a causadora da tal doença, pois antes ele afirmava que era por um tal motivo, e depois foi ver o verdadeiro contexto da doença, de onde realmente se originava. Hoje em dia sabemos a real causa da Febre do parto, e talvez daqui uns tempos possamos encontrar outros métodos, para que se possa também combater essa doença, pois estudos são feitos a cada dia, e assim, pode ou não apresentar novas formas de acabar ou melhor amenizar mais e mais essa doença.
    Academica: Ana Caroliny de Queiroz Fernandes.
    Curso: Ciências Biológicas, 2° Semestre

    ResponderExcluir
  39. Sim. O médico Semmlweis encontrou o que estava causando a febre do parto naquela época. E essa doença pode ser revista algum dia sim, nos dias de hoje se acaso essa febre voltasse, com a tecnologia e com o conhecimento que nós temos possa ser que novos pesquisadores com novas experiências descubram algo a mais além do que o médico Semmelweis já tinha descoberto e que também possa causar essa febre do parto.
    Acadêmica:Elaine Ferrais

    ResponderExcluir
  40. Semmelweis não encontrou o verdadeiro causador da doença. Através de seus experimentos em cima das hipóteses que existiam sobre as causas da doença, ele descobriu que a febre do parto era causada devido a má higienização dos médicos antes de examinar suas pacientes. Porém Ignaz não desvendou qual organismo existente na matéria pútrida que realmente causava a doença.
    Hoje sabe-se que há agentes patológicos tanto exógenos quando endógenos que são fontes da infecção, como as bactérias Escherichia coli, Streptococcus faecalis e Clostridium sp.

    ResponderExcluir
  41. Semmelweis não descobriu a verdadeira causa da febre puerpéria porém ele chegou muito perto disso, descobriu que era causada pelas infecções mas não tinha meios de saber o nome do causador como hoje em dia já se sabe.
    Eu acredito que como já foram realizados estudos a verdadeira causa da febre já é conhecida e não tem porque ser revista novamente, mas como tudo que é descoberto sempre esta sujeito a revisão pode ser que um dia alguém resolva rever a causa.
    Acadêmica: Thyenne Menezes Rocha
    2º semestre

    ResponderExcluir
  42. Semmelweis não encontrou a verdadeira causa da Febre do Parto, quando ele pensou que havia achado o motivo para tantas mortes apareceu outra possibilidade: a morte por infecção de organismos vivos de pessoas doentes. Hoje em dia, a morte no parto diminuiu muito, mas sabemos que ainda podem ocorrer e que podem acontecer por várias causas, tanto com complicações na gravidez quanto por infecções.
    Laís Loureiro de Freitas
    Ciências Biológicas, 2º Semestre

    ResponderExcluir
  43. Sim, através de observação e testes encontrou os motivos e descuidados que levavam a tal febre, mas Semmelweis disse que era uma "hipótese de que a febre de parto pode ser causado não só apenas de matérias de Cadáveres mas também por matéria pútrida derivada de organismos vivos", não havia na época tecnologia suficiente para comprovar sua teoria. Hoje sabemos os agentes patogênicos encontrados na infecção puerperal que podem ser de fonte endógena e exógena. Os mais comumente encontrados são as bactérias Escherichia coli, Streptococcus faecalis e também a bactéria anaeróbica Clostridium sp. que é a mais frequente já analisada. Semmelweis mostrou-se um bom pesquisar diante de uma teoria problemática da época buscou através de observação encontrar uma solução para tal eventualidade de mortes provocado por febre do parto, e através da análise e testes chegou a conclusão do real motivo e causas porém a tecnologia não o permitiu comprovar sua hipótese.

    ResponderExcluir
  44. Julio Cesar P. Lobtchenko9 de outubro de 2013 às 18:35

    Sim, ele descobriu a verdadeira causa da febre de parto através de observações das mortes de suas pacientes, que era causada pelas mãos dos médicos que continham matéria pútrida derivada de organismos vivos ao realizarem os exames em suas pacientes, porem Semmelwies não conseguiu provar sua hipótese por falta de tecnologia na época que foi feito os estudos. Nos tempos atuais de hoje sabemos os reais causadores da febre do parto que foi dito por Semmelweis, após ser provada sua teoria tempos depois com as novas tecnologias, e as causas das doenças provadas hoje são pelas bactérias contidas nas mãos dos médicos como foi proposto por ele. Semmelweis através de suas observações chegou a conclusão da verdadeira causa da doença porem como na época os outros médicos eram muito ignorante e não aceitavam que a hipótese dele era verdadeira, e com o passar do tempo acabou sendo provado que ele dizia a verdade.

    ResponderExcluir