sexta-feira, 25 de abril de 2008

Legumes e verduras: uso popular e uso científico

E aí povo. Com relação ao texto Legumes e Verduras (p. 344-345 do Amabis & Martho), deixe aqui sua resposta para as perguntas abaixo:

1-O que leva o autor Charles Heiser Jr a considerar que os termos legume e verdura não tem significado botânico preciso?

2-No quarto parágrafo do texto, o que o autor quer dizer com o termo domesticação de espécies? Qual é a hipótese aventada para a origem das variedades comestíveis de abóbora, tendo em vista que as cucurbitáceas nativas praticamente não possuem polpa no fruto?

3-No parágrafo sexto e sétimo, o autor menciona que tanto o tomate quanto a beringela foram vistas com desconfiança ao chegarem à Europa. Qual pode ter sido a causa do medo dos europeus em utilizarem os frutos dessas plantas como alimento, na visão apresentada pelo texto? Explique por que o tomate ficou conhecido como pomo d'oro entre os italianos.
Valeu!

5 comentários:

  1. 1-pois várias famílias vegetais são misturadas no conceito de legumes e verduras.
    2-com os agricultores,que procurando novos tipos de plantas que desenvolvesse mais certa parte da planta,isso causou uma diversidade.
    3-levar e trazer certas plantas de uma região a outra.havia uma mutaçao para frutos carnosos e,devido a seleçao dos agricultores,se reproduziam mais,sendo uma seleçao.
    5-pois devido à sua coloraçao amarelada parecida com uma familia de plantas venenosas havia preconceito com relaçao a essa fruta.
    -pomo d'oro:pois era uma vaizaçao de tomates amarelos
    -berinjela:pois julagava-se que aqueles que comessem a fruta ficariam loucos.

    ResponderExcluir
  2. Questões:1,2,3 e 5
    RESPOSTAS
    1)Por que todas as partes da planta, são usadas como legumes ou verduras, como caule, folhas, talo, erácteas e sementes.

    2)Por causa da seleção dos agrícultores, que visavam obter diferentes partes da planta para consumo.

    3)Que ocorreram mutações das especies e houve uma seleção dos agricultores para aumentar o consumo da abóbora.
    ->Houveram mutações que levaram á formação de frutos carnosos, e a seleção dos agrícultores produziu variedades de produtos com polpa expessa e macia, aumentando seu consumo.

    5)Essas plantas eram muitos parecidas com o elemento de espécie venenosa. No caso do tomate, parecido com a familia das solenáceas, e a beringela com a espécie do gênero solanum.
    ->Por que o 1°tipo a chegar na Itália foi de uma variedade amarela camada 'pono d´oro'(maçã dourada) que resultou em 'poma amoris'. Esse nome, em Italiano sig, Maçã do amor.

    ResponderExcluir
  3. 1- Cada parte de uma planta é um legume ou verdura.

    2- A seleção das diversas partes da planta, originou essa diversidade.
    Repolho,brócoles,couve-flor.

    3-A domesticação seria o cultivo e o "controle" da produção de abóboras na América. A hipótese é o cultivo das sementes comestíveis.

    5- Por causa da grande variedade de tomates amarelos que chegou na Itália. Os Europeus pensaram que o tomate pertencia a uma família de plantas venenosas.

    CAMILA RUPRECHT ;)) 2ºC

    ResponderExcluir
  4. 1) Não são termos botânicos precisos pois tanto as verduras quanto os legumes podem ser raízes, caules, talos, folhas, etc...

    2) Devido a seleção dos agricultores visando obter diferentes partes da planta. Dentre as variedades citadas só não conheço o couve-rábano.

    3)Quer dizer que elas foram adaptadas para viver em determinados locais. Pelo fato das cucurbitáceas possuirem pouca ou nenhuma polpa no fruto propôs-se a hipótese de terem sido cultivadas por causa das sementes comestíveis.

    5) Tanto o tomate quanto a beringela pertencem à família das solanáceas. Esta era temida pelos europeus da época como uma família de plantas venenosas.
    A variedade amarela do tomate foi uma das primeiras a chegar na Itália e ficou conhecida como pomo d'oro (maçã dourada).

    Anna Julia Pietrobon :) 2ºC

    ResponderExcluir
  5. Guilherme Cavalli 2°C n° 18

    1. Pois diversas famílias vegetais fornecem legumes e verduras, não tornando o significado preciso pois não pertencem a um grupo apenas.

    2. A seleção doas agricultores, que vizavam produzir diferentes partes da planta gerou a diversidade de variedades cultuada hoje disponíveis.

    3. Trazer e plantar de outras regiões.
    Havia uma mutuação de frutos carnosos e devido a seleção de agricultores, se reproduziram mais, é uma seleção natural.

    5. TOMATE: pois parecia-se da família dos solonáceas, que eram venenosas, o que gerava preconceito. O termo pomo d'ouro vem de uma variedade de tomates amarelos.

    BERINJELA: Pois julgava-se que aquela que a comessem ficariam loucos (maça-da-loucura).

    ResponderExcluir