quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

História da Ciência e Ensino de Ciências

A respeito do texto a seguir, a História da Ciência deve ser sempre utilizada sempre no Ensino de Ciências?
Quando ela é mais útil e que contribuições ela pode dar para o ensino?


32 comentários:

  1. Algumas vezes deve sim ser utilizada, assim como estudamos a história da humanidade é importante estudar a história da ciência, principalmente para os alunos que desejam ser cientistas,até para os que não desejam,pois pode inspira-los a se tornarem cientistas.
    A história da ciência pode ser muito útil no ensino de ciências, ajuda os alunos a ter uma noção de como as coisas funcionam, de como o universo é complexo e vasto.
    Inspira os alunos que podem vir a se tornar cientistas a fazerem descobertas importantes que mudem a vida da humanidade, e é muito significativo, pois facilita a aprendizagem do aluno, além de despertar o interesse, até os livros didáticos da escola já abordam um pouco da história da ciência e de cientistas famosos, gerando a compreensão não somente de como essas ciências foram constituídas, mas também de como os conhecimentos foram gerados, fruto do homem em constante desenvolvimento.

    Alana Elke - 2° semestre - Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  2. Sim, a história serve para conhecermos mais sobre o passado da ciência e com isso, não voltamos a repetir os erros anteriores; Passamos a lidar com problemas na prática com mais facilidade, mas o problema dela é que esta só é bem vinda para algumas áreas do conhecimento, nem sempre ela é a melhor escolha.

    ResponderExcluir
  3. Não, pois depende de qual é o objetivo para o Ensino da Ciência e qual é a concepção que se tem de Ensino de Ciência. Segundo o texto se não estiver bem claro o objetivo fica difícil saber como se introduzir a historia da ciência no ensino.
    A historia da ciência pode ser útil quando se ta em nível universitário introdutório enquanto em um nível avançado ja não é mais tão interessante isso quando se refere ao ensino de mecânica na física, o ensino da historia da ciência pode ajudar a compreender melhor o que aconteceu, como era na época.
    Thyenne Menezes Rocha
    2º Semestre

    ResponderExcluir
  4. Sim, mas de uma forma mais amena, que seja vista mais por cima de como aconteceu e não algo tão aprofundado.
    Ela é mais útil ali dentro da sala quando o professor esta explicando a matéria, ou quando alguém mesmo deseja saber como ocorreu tudo e vai a traz de saber da historia por completo.
    Suas contribuições são pelo fato que cada aluno vai saber de onde tudo começou, como começou, por exemplo, pra se fazer um experimento é preciso saber o que utilizar, como utilizar e depois colocar em pratica. Afinal pratica sem teoria não da certo, pois ela é uma base onde eu vou a traz de consultar livros, artigos para entender como realmente funciona.

    Acadêmica: Valéria Siqueira dos Santos

    ResponderExcluir
  5. Segundo o texto, a História da Ciência deve ser utilizada no Ensino de Ciências. A importância da História da Ciência depende do nível do aluno no qual será aplicado essa matéria, pois quando apresentado para um aluno de 2º grau deve ser pouco aprofundado por não fazer muita "importância", já para um aluno que faz um curso que seja importante o aprofundamento desse conteúdo, aí sim poderá dar mais enfase. Sendo assim, a História da Ciência é mais útil para aquela pessoa que está se especializando em uma área e necessita de mais conhecimento sobre assunto e sua origem.

    ResponderExcluir
  6. Sim.
    A historia da ciências torna-se útil quando o objetivo não e mais apenas aplicar uma matéria aos alunos, mas sim fazer com que eles enxergue o mundo de uma outra forma, que tenham atitudes com bases cientificas sobre problemas, isso contribui bastante na visão que os alunos tenham sobre a ciência, quando se conhece a historia evolutiva do que se vai estudar, proporciona mais atrativos no desenvolvimento de tal conhecimento que esta sendo aplicado.Sabendo a historia da ciência torna-se mais fácil para o aluno entender os caminhos que foram tomados ate os dias de hoje, proporcionando embasamento para que este saiba por onde começar, e entenda o por que de estudar ciência.
    (Caroline Galdino da Silva)

    ResponderExcluir
  7. - É importante, mas depende da área da ciência que se está estudando. deve ser utilizada para que o aluno entenda o porque de estudar a ciência, e ainda o ajudará no aprendizado.
    Ela pode ser útil para responder muitas perguntas, usando uma abordagem histórica. pode ajudar alunos e professores a entender melhor o presente, e a responder questões.

    ResponderExcluir
  8. Alyne Ciriaco Oliveira - Ciências Biológicas

    A história da ciência não deve, necessariamente, ser aplicada apenas no ensino da ciência, pois as descobertas feitas pela mesma abrangem muitas áreas, por isso outras disciplinas requerem um fundo científico para enfatizar mais o conteúdo.
    Portanto quando é preciso, não apenas convencer o aluno, mas mostrar a ele que a ciência pode ser um ótimo instrumento de evolução social (quando bem usada), a H da C contribui para esclarecer como a ciência chegou a este nível e até mesmo instiga-lo a desenvolver novas teorias.

    ResponderExcluir
  9. Sim, mesmo em suas particularidade, abordagens ela deve ser introduzida mesmo que parcialmente. Ela é mais útil quando faz com que o aluno tenha uma maior visão do mundo e faz com que ele tenha mais compreensão sobre a ciência. As suas contribuições vão desde de mostrar a base de todo conhecimento à introduzir o aluno a uma concepção mais clara sobre a ciência.

    ResponderExcluir
  10. A História da Ciência deve ser utilizada sempre quando houver de estudar ou repassar alguma nota, mas que seja de alta precisão. Na minha concepção, normalmente ela deve ser usada sempre, podendo não ser longa, e apenas com alguma informação a ser compreendida.
    Ela é mais útil quando é necessário separar pontos para uma boa compreensão do assunto abordado. Podendo contribuir sempre para uma boa percepção no ensino, conhecendo bem o que está sendo lidado. Dessa forma, o conhecimento a História da ciência no Ensino, é de tamanha importância para os futuros formadores de opinião ou futuros construtores de novas compreensões.

    Claudiane Vilharroel Almeida

    ResponderExcluir
  11. Acredito que sim, mas uma pode não complementar a outra, e pode não ter um avanço significativo se observamos que adolescentes não se importam com a história de determinada ciência, o que lhes interessam é ir para prática, pro real.
    E como nem sempre uma teoria é totalmente verdadeira pode haver falsificação de alguns fatos, mesmo assim pode ser benéfica pois o aluno passa a ter um visão geral de determinado assunto.

    ResponderExcluir
  12. Sim. Sempre deve ser usado a abordagem histórica no ensino de ciência, de forma que mostra-nos como foi descoberto ou proposto as teorias e hipóteses, nas circunstâncias da época em que o cientista vivia e de que forma poder ser colocada em prática em nossa realidade, e se é da mesma forma ou se aplicando, modificando para o nosso meio de adaptação seria diferente. Deste modo se não tivermos um embasamento histórico, como saberíamos como uma hipótese foi proposta, testada ou refutada.

    ResponderExcluir
  13. Sim. Sempre deve ser usado a abordagem histórica no ensino da ciência, de forma que mostre-nos com foi descoberto ou proposto as teorias e hipóteses, nas circunstâncias em que o cientista vivia e de que forma pode ser coloca em prática em nossa realidade, e se é da mesma forma ou se aplicando, modificando para o nosso meio seria diferente. Deste modo se não tivermos uma embasamento histórico como saberíamos como uma hipótese foi proposta, testada ou refutada. (Claudemir Fioratti)

    ResponderExcluir
  14. Sim. Sempre deve ser usado a abordagem histórica no ensino da ciência, de forma que mostre-nos com foi descoberto ou proposto as teorias e hipóteses, nas circunstâncias em que o cientista vivia e de que forma pode ser coloca em prática em nossa realidade, e se é da mesma forma ou se aplicando, modificando para o nosso meio seria diferente. Deste modo se não tivermos uma embasamento histórico como saberíamos como uma hipótese foi proposta, testada ou refutada. (Claudemir Fioratti)

    ResponderExcluir
  15. De acordo com o texto o ensino de HC nem sempre é aconselhável pois envolve diversas variáveis que necessitariam ser melhor analisadas, a inserção da HC deve ser bem elaborada para verificar se realmente será assimilada pelo ouvinte. Acredito que a HC é mais útil quando contextualizada com a disciplina ministrada, trazendo enfoques dos pensamentos dos cientistas, seus métodos e suas hipóteses. Trazer ao ouvinte a refletir e indagar como aquele conhecimento estará colaborando para melhor aprofundamento de suas ideias.

    ResponderExcluir
  16. Tieli Oliveira Trindade / 2° semestre- Ciências Biológicas

    1- A história da ciência pode ser utilizada no Ensino da Ciência, não sempre, mas como mode de interação, mostrando curiosidades, instrumentos ajudando os alunos a entender como tudo funciona e de onde provém toda essa ciência.

    2- Todos os métodos são uteis, porque todos contém uma forma de ensino, mas em meu entendimento o método utilizando os instrumentos científicos se resulta sendo o melhor, como todo aluno tem curiosidade mostrar como funciona e talvez ativando essa curiosidade o aluno se interesse mais e acabe procurando e prestando mais atenção nas aulas sobre o assunto , que causará uma melhor aprendizagem.

    ResponderExcluir
  17. A História da Ciência deve ser sempre utilizada no Ensino da Ciência, porém de forma adequada e não muito profunda, ela é mais útil quando os alunos se questionam ou não sabem de onde veio, como surgiu as coisas, enfim quando se tem perguntas, pois, é através dela que os alunos vão entender como e quando surgiu as teorias, hipóteses e os resultados obtidos daquilo que eles estão estudando, ela passa o aluno as informações de como as coisas aconteceram, os avanços que se teve durante o tempo, o pensamento e as necessidades da sociedade na época, para que serve e como usar instrumentos inventados para determinadas áreas etc, desse modo sendo de extrema importância no ensino da ciência,e caso o aluno se interessar e precisar buscar algo mais profundo da História da Ciência, poderá buscar em livros ou por outros meios de informação, no entanto o básico ele já irá saber.

    ResponderExcluir
  18. A história da Ciência deve ser utilizada sempre no ensino de Ciências, afinal o passado é uma ferramenta para compreensão do hoje e do amanhã. Além disso, possibilita o entendimento da forma que se sucedem os progressos científicos e a trajetória na construção do conhecimento.
    Podendo ser útil nos mais diversos estágios da aprendizagem, cabendo ao professor o papel de contextualizar o conteúdo que será ministrado com a história da ciência.

    ResponderExcluir
  19. 1-Com certeza História da Ciência deve sempre ser utilizada no Ensino de Ciências, é um assunto que deve ser tratado com prioridade na sala de aula, pois, a história da ciência ajuda compreender a forma como a ciência progrediu, de como as coisas eram no passado e como elas podem vir a ser no futuro. A relação da historia da ciência com os assuntos de outras disciplinas acadêmicas, podem vir a contribuir para o melhor entendimento do assunto.
    2-A história da ciência pode ser útil em todos os estágios da educação, sendo função do professor contextualizar o assunto estudado em sala com a historia da ciência, para que os alunos tenham uma maior compreensão dos fatos e venha contribuir na construção de seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  20. A historia da ciência nem sempre de ser utilizado no ensino da ciência, pois primeiro deve-se ver o nível de conhecimento que o individuo tem sobre tal ensino, e se está adepto a receber esse conhecimento. Como o exemplo que o autor do texto deu: se um aluno do primeiro ano do ensino médio ter uma aula sobre teoria das cordas, é probabilidade de ele entender é mínima; mas se um aluno do engenharia tiver a mesma aula, é bem provável que esse acadêmico compreenda melhor do que o aluno do ensino médio. Isso ocorre devido a diferença de como o ensino da ciência é lecionado, pro ensino médio é passado de uma forma didática, pedagógica, e pro ensino superior é mais aprofundado. O ensino da ciência é mais útil nos ensinos superiores, onde a compreensão sobre a ciência é maior, mas não deixa de ser importante nos ensinos fundamental e médio, por isso que esse texto falar sobre melhores maneiras de inserir o ensino da ciência nesse ensinos. O ensino da ciência é importante para que o aluno saiba o por quê de se estudar ciência e além de ser um incentivo para maior aprofundamento nos estudos.

    ResponderExcluir
  21. Acredito que o uso da História da Ciência seja relativo, visto que nem sempre é viável utilizar a História da Ciência, devendo-se considerar qual é o objetivo e a necessidade de aborda-la, ou seja, a questão seria a situação e o contexto em que se encontra . Em contrapartida é interessante o uso da História da Ciência para que os acadêmicos possam ter uma visão mais ampla de como ocorre a produção da ciência e quais os métodos devem ser considerados para produzi-la, sendo que a abordagem histórica é significavelmente importante já que nos leva a adquirir um caráter mais crítico sobre o que nos é ensinado, pois é importante que haja questionamentos, não sendo necessário seguir alienadamente algo que muitas vezes nem sabemos de onde, como e o porquê surgiu.

    Dhyeferson Dias Cavallo.

    ResponderExcluir
  22. Matheus Ferraz Escobar - Ciências Biológicas - 2º Semestre

    A História da Ciência deve ser sempre SIM utilizada e relacionada aos Ensino de Ciências. Ela é útil, não só para saber a formação e a importância da disciplina, mas também para criar uma espécie de "impulso" em rumo ao ramo científico e tecnológico, especificar as áreas presentes na disciplina e fazer toda uma abordagem histórica e relevar a importância do desenvolvimento do mesmo para a sociedade.

    ResponderExcluir
  23. Em relação a história da ciências ser utilizada em seu ensino, é relativo porque vai depender da área e do momento a ser tratada e também para se fazer ciência. não deixa de ser bom, de certa forma contribui para o conhecimento, entender melhor o resultado. Indo da história até a conclusão. Ex: Se o cientista formular uma teoria, o mesmo tem que conhecer a anterior, falsear e contribuir com o seu conhecimento indo além daquilo que já se conhecia.
    Augusto Rodrigues.

    ResponderExcluir
  24. Sim, pois existem casos e casos, pois informando a história da ciência o aluno terá um conhecimento maior além querer apenas aprender, e tem um conhecimento objetivo, transmitindo ideias claras. Ela pode ser mais útil, quando ela vai além do conhecimento dos alunos, fazendo assim um perfil epistemológico de grandes Cientistas. As contribuições são que os alunos podem quebrar paradigmas, observar como cientistas, fazem surgir novas ideias, novas teorias, e saber como surgiu e como resolver determinado problema.
    Academica: Ana Caroliny de Queiroz Fernandes. 2° Semestre

    ResponderExcluir
  25. Por mais que essa discussão sobre a utilização da história da ciência no ensino ainda seja algo, de certa forma, "frágil" de se abordar, creio ser de muita importância introduzi-la no ensino de ciências respeitando a etapa em que o estudante se encontra. O uso é da história da ciência é útil para que o estudante conheça a origem de teorias, fórmulas e até coisas de conhecimento popular e não apenas veja a grosso modo o que tenha que ser feito e fique por isso. Creio que a partir daí pode até haver um maior interesse por parte dos estudantes que na maioria das vezes veem a ciência como algo frio, pois o que aprendem é apenas o que tem que ser feito e não de onde surgiu aquilo.

    ResponderExcluir
  26. Sim ao meu ver a história da ciências é fundamental para o aprendizado, pois somente conhecendo o contexto geral de determinado assunto saberemos e intenderemos os conteúdos propostos. Através do conhecimento e da mudança da didática das escolas que induz os alunos a repassarem conhecimento como receita de bolo sem a pensar e elaborar conclusões e opinião própria chegaremos a verdadeira aprendizagem, não algo superficial momentâneo que ocorre nos dias de hoje. Lidiany Doretto

    ResponderExcluir
  27. Sim, pois motiva melhor os alunos a procurar pela origem do método utilizado na disciplina. Desperta a curiosidade e apresenta um pensamento mais aberto, sem a restrição de decorar o que deve ser feito e repetir atividades.
    Em todos os casos é válido ensinar a história da ciência, pois também ensina ao aluno que ciência não se faz apenas com um cientista, mas com elaboração de teorias com base em outras teorias, aprimorando o estudo.
    Ao explicar o processo desde o início, contando a história em que a ciência estudada é baseada, incentiva a criação e ao desenvolvimento de novas ideias, mostrando o método elaborado.

    Pedro Henrique Amaro Martins.
    1º Semestre de Ciências Biológicas UFGD

    ResponderExcluir
  28. Depende da matéria a ser ensinada. Em certas matérias a história da ciência ajuda no aprendizado e ajuda os alunos a estudar melhor. Um exemplo: Quando estudamos sobre os átomos, em química, necessitamos entender a história de como foi descoberto e as teorias criadas pelos cientistas. Já no caso da tabuada, não precisamos aprofundar na história de como foi criada ou quem criou, basta entendermos que 2x2=4.

    Novak de C. Temeljkovitch

    ResponderExcluir
  29. Na minha opnião, a inserção da história da ciencia, deve ser tratada sim no meio de Ensino, pois isso estabelece um olhar critico na mente dos alunos antes mesmo de entrar no meio acadêmico.
    Porém, muitas coisas ensinadas nas escolas, com professores de fisica, por exemplo, eles mostram de onde surgiu tal formula de fisica, porém de uma maneira muito complicada, só por mostrar. E como os alunos desenvolveram um senso crítico daquilo que não entenderam? A história da ciencia é importante ser passada de uma maneira clara e compreensível.

    Academica: Gabriela da Silva Costa Leite
    Ciencias Biolócias / 2º semestre

    ResponderExcluir
  30. Creio que a história da ciência sempre é bem vinda dentro das salas de aula, a fim de se conhecer mais sobre aquilo que tu estás estudando! Porém, a história da ciência e mais válida em matérias onde não são ciências exatas, pois nessas o que realmente importa e a formula/equação a ser usada.
    César B. Diniz

    ResponderExcluir
  31. O uso da História da Ciência deve ser utilizado para ajudar ao aluno compreender a ciência, logo, algumas vezes isso pode acabar atrapalhando e dificultando ainda mais o aprendizado. O ideal seria trabalhar a História da Ciência como uma introdução ao conteúdo estudado, fazendo um estudo mais aprofundado no inicio da matéria para que o aluno tenha noção das circunstâncias, momento histórico, limitações cientificas e todas as problemáticas do período em que essa ciência foi desenvolvida. Isso despertaria o interesse cientifico e a vontade de aprender. Entretanto, se a História da Ciência for trabalhada durante o decorrer da matéria, poderia causar mais confusão que ajudar o aluno.

    Luana Leichtweis Vieira

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir