quarta-feira, 20 de novembro de 2013

É possível haver Ciência fora da comunidade científica?



'Algumas pessoas fazem seus próprios milagres'.


Ao estudarmos a abordagem teórica de Thomas Kuhn a respeito da história da Ciência e de seus mecanismo de desenvolvimento: (pré Ciência, Ciência normal, Revolução, nova Ciência normal, nova Revolução...) aprendemos que, para este autor, a comunidade científica é norteada por um paradigma (adoção de certos valores, abordagens metodológicas e teorias que guiam as atividades científicas). O que é considerado como Ciência é aquilo que os integrantes da própria comunidade científica validam. Ou seja, que está de acordo com o paradigma da comunidade.
A questão que aparece no título desta postagem tem a ver com o filme "O óleo de Lorenzo", o qual é baseado em uma história de um casal em busca da cura da doença de seu filho, Lorenzo. Augusto e Michaela Odone, ao receberem o diagnóstico de seu filho, partem em uma jornada de superação para mudar o futuro de seu filho.
            Com relação a este filme, comentem a respeito das seguintes questões:
Augusto e Michaela Odone realizaram Ciência fora da comunidade científica? O que você pensa a respeito das relações de poder que aparecem no filme? A Ciência institucionalizada que aparece no filme está a serviço de quem?
A seguir o link com a entrevista com o pai de Lorenzo e sua visão a respeito dos interesses dos cientistas: http://veja.abril.com.br/170805/auto_retrato.html

48 comentários:

  1. Sim, a partir do momento que se cria hipóteses e destas hipóteses há uma busca constante a uma solução de um problema isso é ciência, pra Augusto Odone a busca da cura da doença de seu filho fez com que ele fizesse ciência gananciosamente ou seja fez com que ele solucionasse um problema da sociedade. Em relação a relação de poder, a uma certa "possessividade" para se realizarem ciência, como se fossem denominada apenas uma determinada classe capaz de realizar ciência, como se a capacidade e a permissão fossem restrita.Em relação a institucionalização mencionada no filme, é como se apenas aqueles que realmente estudaram, realmente se prepararam obtiveram a capacidade de fazer ciência, ou seja apenas deles é que poderia se obter uma ciência confiável, acreditável. E necessário deixar claro assim como mostrado no filme que produzir conhecimento é derivado da vontade de fazer, a busca por descobertas vem primeiramente da vontade, da curiosidade, seja estes seres conhecidos como cientistas, ou apenas pessoas comuns que por um motivo próprio necessite da verdade.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião Augusto e Michaela realizaram ciência fora da comunidade científica, pois estudaram sobre a doença de seu filho e fizeram todos os experimentos possíveis na tentativa de encontrar a cura, muitos deles foram feitos em sua propria casa e em seu proprio filho. No filme ha questões de poder, nas quais somente os médicos e os cientistas eram donos da verdade, não admitindo que pessoas comuns opinassem sobre a questão da doença.A Doença institucionalizada no filme, esta a serviço das autoridades, no caso, os medicos, pesquizadores e cientistas, quando deveria estar a serviço da comunidade em prol de ajudar as familias nas quais havia a enfermidade.

    ResponderExcluir
  3. Filme muito interessante, porém muito intrigante, para mim a família Odone realizou sim ciência fora da comunidade científica, o pai de Lorenzo estava muito determinado a encontrar uma forma de salvar o seu filho, e por diversas vezes foi interrompido pelos médicos ou seja os cientistas que também trabalhavam nesse caso, e como ninguém dava crédito as suas pesquisas e ao seu modo de enxergar os fatores que poderiam ajuda-los a salvar seu filho, ele fez ciência com suas próprias mãos fora da comunidade científica, com o auxilio de sua esposa, e ao final obteve sucesso em seus resultados. No filme pude notar que a ciência estava somente a serviço dos próprios cientistas, pois eles ignoravam as evidencias de uma possível cura que o Sr. Odone tentava lhes mostrar, pois para eles qualquer procedimento que saísse errado eles seguindo as sugestões do Sr. Odone, poderia "sujar" a imagem da medicina.
    Se não fosse a coragem daquele homem e pai, em lutar com suas próprias mão contra o tempo e a falta de apoio dos médicos, seu filho com certeza estaria morto, pois para os cientistas Lorenzo era apenas um objeto de teste, alguém no fim da vida, em que eles poderiam usar para revolucionar a medicina e engrandecer os seus currículos, já o Sr.Odone foi em busca dos resultados com o coração pois para ele o importante era salvar Lorenzo e não engrandecer a medicina com mais uma descoberta.

    Gilcelany Alves da Silva

    ResponderExcluir
  4. Alyne Ciriaco Oliveira

    Com certeza o casal Odone conseguiu realizar Ciência; o fato é o conflito de interesses existente entre os cientistas e a sociedade em si, pois enquanto o casal estava desesperado para encontrar um tratamento ou até mesmo a cura para o filho, a comunidade científica só buscava prestigio e reconhecimento pela descoberta; e seguindo este pensamento a ciência institucionalizada do filme estava a serviço dos cientistas, que devido a tantos paradigmas tendia a desconsiderar as pesquisas dos Odone.

    ResponderExcluir
  5. No filme, a ciência está a serviço dos médicos, que não davam devida atenção aos problemas ainda desconhecidos pela medicina. Augusto e Michaela Odone, que tinham um filho com uma rara doença ainda desconhecida, tentaram contar com a comunidade científica para ajudar seu filho, no entanto, frente à má vontade dos mesmos, realizaram ciência fora da comunidade científica, estudando e pedindo ajuda para salvarem seu filho e outros jovens que sofriam com essa doença. Às vezes a ciência necessita de pessoas dispostas a enfrentar as regras e normas da sociedade para que o conhecimento científico possa evoluir.

    ResponderExcluir
  6. No filme, a ciência está a serviço dos médicos, que não davam devida atenção aos problemas ainda desconhecidos pela medicina. Augusto e Michaela Odone, que tinham um filho com uma rara doença ainda desconhecida, tentaram contar com a comunidade científica para ajudar seu filho, no entanto, frente à má vontade dos mesmos, realizaram ciência fora da comunidade científica, estudando e pedindo ajuda para salvarem seu filho e outros jovens que sofriam com essa doença. Às vezes a ciência necessita de pessoas dispostas a enfrentar as regras e normas da sociedade para que o conhecimento científico possa evoluir.

    ResponderExcluir
  7. Sim. São todas relações muito autoritárias, que não abertas para novas mudanças, que no caso não deveria ser assim, pois a ciência é movida por mudanças. Esta a serviços de todos que estão passando por essa situação, e que buscam algo para tentar “amenizar” o sofrimento, ou tentar tapar o sol com a peneira mesmo.

    Acadêmica: Valéria Siqueira dos Santos

    ResponderExcluir
  8. Julio Cesar Pereira Lobtchenko26 de novembro de 2013 às 05:33

    Sim Augusto e Michaela Odone realizaram ciência fora da comunidade científica, pois como nenhum outro medico estava interessado em procurar uma cura, Augusto Odone por uma determinação forte e vários anos de estudo conseguira criar o óleo de Lorenzo e consequentemente ele acabou realizando ciência, e Augusto nem se quer era cientista ele era economista. Eu penso a respeito das relações de poder que aparecem no filme que eles estavam mais interessados em manter o status deles e o dinheiro do que realmente achar uma cura para a doença ALD, pois varias instituições de caridade e até mesmos as clinas medicas só estavam ali fingindo que fazem o papel delas pra mostrar para a sociedade que eles estão ajudando, mas na realidade eles não querem manchar o nome deles se algo der errado em tentar achar a cura, enxergar os pacientes falecendo era melhor do que fazer alguma coisa pra ajuda-los a se curarem. A Ciência institucionalizada que aparece no filme está a serviço dela mesmo, pois como diz o Augusto Odone em sua entrevista ele diz que o interesse deles é diferente do que os das famílias, a onde que as famílias estão querendo achar a cura, enquanto os médicos estão apenas fazendo pesquisas para ter um artigo publicado em seu nome e em alguma revista de grande destaque.

    ResponderExcluir
  9. A família Odone conseguiu com muita garra e dedicação realizar ciência fora da comunidade científica, através de estudos literários sobre a Adrenoleucodistrofia (ALD). Absolutamente todos os estudos demarcando os principais nomes de Cientistas em sua grande parte médicos, que tivessem obtido resultados positivos para a tecnologia da época e procurando incessantemente pela cura através de observação e aplicação em resultados.
    Enquanto muitas famílias que tem uma determinada doença fatal vinculada ao desenvolvimento de seus filhos, simplesmente aceitam o que os especialistas no caso relatam, os pais desesperados pela cura como ocorre no filme com Lorenzo, uma dona de casa e um economista não aceitam. Em uma procura incessante e contra o tempo encontram uma estabilidade para tal doença é gerada uma nova descoberta. Descoberta esta em que muitos cientistas durante vários anos de pesquisa não obtiveram é inevitável que haja uma quebra de braço entre a comunidade científica por arrogância, competividade, disputa por destaque e mídia contra pessoas que amam seus familiares e querem salvar vidas.
    Ao meu ponto de vista a respeito do filme a instituição vinculada, esta a serviço da própria ciência, pois estavam mais interessados em debates, análises e metodologias do que em encontrar a cura para poupar o sofrimento de todas as crianças.

    ResponderExcluir
  10. Tieli Oliveira Trindade
    Sim , eles conseguiram fazer ciência fora da comunidade cientifica, porém uma ciência que demorou anos para ser aceita, além das relações de poder esconder os avanços e de não acreditar no casal Odone. A ciência institucionalizada está a serviço de qualquer um, menos dos doentes (ALD), porque eles não queriam reconhecer os avanços e nem testaram, e por fim esconderam dos pais as chances de retardamento da doença. No filme mostra que qualquer pessoa pode fazer ciência, pense se os cientistas aprenderam como, eles aprenderam estudando igual o pai de Lorenzo fez, a única diferença é que ele fez na intenção de salvar teu filho e não de ser reconhecido ou ter o nome publicado em revistas.

    ResponderExcluir
  11. Sim.O poder estava centrado nas mãos dos médicos e cientistas , estes não permitiam que pessoas comuns sem formação alguma opinassem a respeito de métodos científicos que pudessem contribuir para a melhora de Lorenzo.Essa ciência esta voltada para si, por que ela é movida pela razão e não pela emoção. (Caroline Galdino da Silva)

    ResponderExcluir
  12. Sim.O poder estava centrado nas mãos dos médicos e cientistas , estes não permitiam que pessoas comuns sem formação alguma opinassem a respeito de métodos científicos que pudessem contribuir para a melhora de Lorenzo.Essa ciência esta voltada para si, por que ela é movida pela razão e não pela emoção. (Caroline Galdino da Silva)

    ResponderExcluir
  13. Certamente os Odone realizaram ciência fora da comunidade científica, pois utilizaram de meio autodidático para tal, visto que seu filho, sofria de uma doença ainda não muito estudada na época, eles buscaram primeiramente conhecer a doença, para depois saber como ela ataca em nosso organismo.
    A grande parte da sociedade se deixa influenciar pelos títulos adquiridos pelos cientistas, por exemplos como os mestres e doutores de impor o seu título como " senhores da verdade" não aceitando opiniões a respeito de seus estudos e conclusões.
    A ciência institucionalizada serve primeiramente (por debaixo dos panos) para suprir as necessidades da empresa, como visto no filme, o doutor chefe da pesquisa primeiro diz que para produção do remédio precisaria de uma série de acordos e pesquisa de mercado para viabilizar a venda do medicamento.


    Gabriel Barbosa Costa

    ResponderExcluir
  14. Eles realizam um tipo de ciência ''informal'' usando seus próprios meios. Como visto no filme, Augusto e Michaela Odone, não são cientistas reconhecidos mas, após muita pesquisa e estudo encontraram a solução para a ALD. Os poderes não são tão diferentes pois, um lado existem as pessoas com as iniciais ''Dr'' na frente do nome e do outro lado não. Essa espécie de ''poder'' que é visto no filme só está no nome e/ou no no diploma, mas isso não faz dessas pessoas melhores do que as outras. A ciência institucionalizada vista no filme visa o bem da instituição, o nome dela e o poder que a ''descoberta'' da solução para a ALD pode oferecer. Como visto no filme, os cientistas queriam manter a solução somente no meio cientifico e que não fosse mostrado para as famílias que tinham filhos com a mesma doença. Somente depois de testes e aprovações que demorariam meses ou anos que eles iram aprovar e aceitar o que os Odone estavam fazendo. Jonatas Loureiro Maciel

    ResponderExcluir
  15. Com certeza, Augusto e Michaela Odone realizaram Ciência fora da comunidade científica, pois eles quebraram um paradigma de que somente os cientistas que são capazes de criar medicamentos e descobrir curas para doenças com suas abordagens metódicas.
    Os Odones levantaram a questão de que, os cientistas e médicos realizam estudos e experimentos com o principal objetivo de ter reconhecimento profissional e seus estudos serem publicados em revistas bem conceituadas ou seja,salvar a vida dos portadores das doenças o mais rápido possível não é prioridade e sim a descoberta para a cura da doença e seu reconhecimento.
    Em relação a questão de poder no filme, ficou bem claro que quando foi descoberto pelo casal Odone que o uso do óleo e do Ácido Erúcico tiveram efeitos que normalizaram os níveis de C 24 e C26 no sangue de Lorenzo ,os cientistas não queriam que a comunidade soubessem dos efeitos ele queriam seguir seus métodos para concluir a pesquisa e ganhar reconhecimento enquanto isso vários pais perderiam seus filhos também portadores da doença. O fato é que eles não queriam aceitar que pessoas de fora descobrissem algo tão importante para a comunidade cientifica, pois muitos cientistas estudaram por anos métodos para a cura da Adrenoleucodistrofia e não obtiveram resultados uteis que fossem capas de estacionar a ALD num paciente.
    A Ciência institucionalizada que aparece no filme está a serviço do reconhecimento dos estudos da comunidade cientifica em revistas bem conceituadas no Mundo.
    Liliane Mello

    ResponderExcluir
  16. Com certeza realizaram ciência fora da comunidade científica.
    Na minha opinião, as relações de poder apresentadas são questionáveis, no filme é como se os cientistas tentassem monopolizar a ciência, é como se eles não admitissem que um simples casal tenha descoberto a cura para uma doença que até então era incurável,e eles não,é um sentimento egoísta,eles impedem os pais de Lorenzo de compartilhar essa informação com a sociedade,afirmando que não havia sido testada corretamente por meio de métodos científicos,mesmo com os avanços e resultados positivos nas pesquisas dos Odone ainda preferiram manter o saber científico, que ao invés de ajudar estava causando efeito contrário nos portadores da doença. A arrogância muitas vezes permeia o saber científico o tornando desvinculado dos valores humanos fundamentais,como amor e respeito ao próximo,que estão sempre presentes no senso comum,mas devem ser erradicados do conhecimento cientifico.
    A ciência institucionalizada está a favor dos cientistas.

    Alana Elke - 2° Semestre Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  17. Depois de procurarem informações com os doutores e mestres no assunto, e percebendo que não havia um método para curar seu filho, os pais de Lorenzo começaram a procurar o tratamento sozinhos, pesquisando na literatura, fora da comunidade de cientistas para encontrar nem que seja um método alternativo de tratamento para a doença.
    Seguindo a visão geralmente apresentada pelos pais da época em que se passa o filme, e em alguns casos até hoje, os pais de Lorenzo antes, eram totalmente dependentes dos formados em medicina para lidar com todos os problemas médicos apresentados até o momento da aparição da adrenoleucodistrofia. Com a ausência da resolução dos problemas apresentada pelos doutores formados, os pais de Lorenzo perceberam que a glorificação dada a pessoas com um diploma de universidade não era o mais correto a se atribuir, dando mais crédito a quem se empenhava em tentar curar o menino, e não a quem possuía um título.
    Mesmo mostrando resultado, a comunidade científica teve dificuldades tentando aceitar o óleo de lorenzo. Alegava-se que eram necessários mais testes, para realmente comprovar a eficiência e a segurança, de que não exista algum efeito toxicológico do remédio, pois normalmente os efeitos ruins podem aparecer não de pequeno, mas de médio a longo prazo, tendo efeitos muito piores do que o esperado. O pai de Lorenzo viu isto como uma intervenção desnecessária, pois estava com um filho em estado crítico, o que é considerável, já que um genitor quer ver sua prole em bom estado, sem que tenha que esperar protocolos de segurança médicos, coisa que não tinha muito o conhecimento. Pode se abrir duas visões desta situação, tanto que esteja para o lado financeiro, querendo aprovar o remédio para comercialização em massa, tanto que esteja apenas prezando a segurança dos envolvidos, principalmente nos pacientes de teste, como era o caso de Lorenzo.

    Pedro Henrique Amaro Martins
    Ciências Biológicas - UFGD

    ResponderExcluir
  18. No filme '' O óleo de Lorenzo'', percebemos claramente que a ciência não se diferencia da tao criticada religião na era medieval.Com um grupo fechado de pessoas que tem acesso a ela, e com seus tao temidos dogmas.A ciência no filme foi se mostrando cada vez mais ignorante e temerosa em tentar algo novo, ou melhor algo novo que nao foi feitos por ''cientistas''.Mas oque e um cientista?, e e necessário ser um deles para fazer ciencias?.Vemos no filme que nao, que uma pessoa comum, pode sim fazer ciência, pois a ciência esta para o bem da sociedade.Para que ou para quem serve o nosso conhecimento?.No filme também percebemos a questão da imagem do cientista como um ''Deus''.Sim um Deus, já que suas afirmacoes estão fora da duvida, mas sim na certeza.Casos assim são muito interessantes pelo fato que mostram a realidade do mundo cientifico, que não e nada tao colorido quanto pensamos

    Vinicius Marques Lopez

    ResponderExcluir
  19. Na minha opinião, os Odone realizaram ciência sim, pois eles pesquisaram e testaram seus experimentos - no caso dos óleos, e apesar de terem usado seu filho como uma "cobaia" - acho que qualquer um pode fazer ciência, mas a comunidade científica ela restringe a visão do que é fazer a ciencia a eles mesmo, pois se parar pra analisar, eles tiveram que ler muito, estudar muito para chegar no ponto que estão hoje, entao....qualquer um pode estudar e se dedicar à ciencia. Como acabei de citar acima, acho que os cientista restringem de mais a ideia do que é ciencia, eu penso que eles estão se fechando e isso deixa ciência estática, sem que possa ser modificada por qualquer um; no caso da hierarquia é assim, quando os Odone acharam uma solução para o problema de Lorenzo, a comunidade cientifica se sentiu ameaçada e nao quiseram concordar com tal solução; pois como alguém que nunca fez um experimento na vida, poderia ter achado uma solução para uma doença sem cura se nem os cientista achavam? É um grande paradigma quebrado! A ciência institucionalizada é a grande chave hierárquica da historia, por ela está a serviço dela mesmo, dos meritos dela e não com a população em geral, visa seu próprio beneficio!




    Mariana Mayumi Tadokoro

    ResponderExcluir
  20. Eu penso que os pais de Lorenzo, Augusto e Michaela Odone, realizam um tipo de ciência sim, mas fora do modelo exigido pela comunidade científica, mas não é porque está fora desse paradigma que deixa de ser uma ciência, pois pelo meu ver ciência é tudo aquilo que soluciona um problema da sociedade, e no filme os pais de Lorenzo tentam procurar a cura de uma doença da qual muitas crianças vinham sofrendo.
    Na minha opinião, a ciência constitucionalizada apresentada no filme está a favor deles mesmo, pois médicos e alguns cientistas se preocupam mais com uma publicação na melhor revista cientifica do que a saúde das pessoas, sendo assim demoram muito mais para desenvolver um medicamento ou solucionar um problema, do que uma pessoa que passa pelo drama, como podemos ver no filme, os pais se dedicaram muito mais do que os médicos

    ResponderExcluir
  21. Sim. O poder estava centralizada nas mãos dos médicos e ciêntistas aos quais realizam pesquisas e metódos científicos, de modo que a sociedade não poderia opinar a respeito. A ciência que é representada no filme, está totalmente à serviço da ciência, pois a mesma é movida pela razão e não pela emoção. ( Claudemir Fioratti )

    ResponderExcluir
  22. Sim, pois uma coisa que os cientistas nunca esperavam que fosse acontecer era que alguém sem formação nenhuma achasse a solução para uma doença tão difícil de ser tratada e hoje sabe-se que não é um simples diploma que vai determinar se a pessoa é boa ou não no que faz, e sim, a força de vontade e atitude. Eu acho uma injustiça que fizeram com os pais do Lorenzo. Ainda que o primeiro óleo não tivesse funcionado 100%, eles estavam no caminho certo e os cientistas deveriam reconhecer isso desde o começo, mas nem sequer procuraram saber sobre. Os cientistas estão mais preocupados em serem mundialmente reconhecidos pelas suas pesquisas do que com a vida de inocentes que, sem escolha, acabam virando cobaias e ficando nas mãos deles.

    ResponderExcluir
  23. Sem dúvidas, o casal Odone realizou ciência fora da comunidade científica levando em conta que ambos não possuíam formação adequada para realizarem suas descobertas e o retardamento da doença de seu filho Lorenzo. Creio que naquela época a ciência favorecia a quem mais possuía poder aquisitivo, tanto para tratamentos quanto em descobertas. Os cientistas trabalhavam em prol de instituições e muitas vezes não podiam realizar descobertas pois precisavam obedecer ordens de seus superiores.

    ACADÊMICA: Elizabeth Renata da Silva

    ResponderExcluir
  24. Augusto e Michaela Odone realizaram Ciência fora da comunidade científica, eles foram atrás das informações necessarias para obter o conhecimento que precisavam para fazer a ciencia.
    As relações de poder que aparecem no filme, é de que a ciencia seria a superior, e quem não estava dentro da comunidade científica não poderia fazer ciencia.
    A ciência estava a serviço da propria ciencia no filme, pois eles não queriam que os Odone praticassem a ciencia. O que eles queriam era ganhar todo merito se descobrissem algo novo. Não queriam que uma pessoa que não estava dentro da comunidade da ciencia fizesse ciencia por eles. Isso seria uma lastima para eles.

    2ºsemestre, Ciencias Biológicas
    Acadêmica: Gabriela da Silva Costa Leite

    ResponderExcluir
  25. Augusto e Michaela Odone, estimulados pelo poder da emoção buscaram a cura para a doença de seu filho Lorenzo, que possuía a Adrenoleucodistrofia. Através de seus grandes esforços e estudos a respeito da ALD, conseguiram ministrar um óleo capaz de retardar o desenvolvimento da doença. Dessa forma podemos dizer que o casal Odone fez ciência fora do meio científico.
    Na época, as famílias que criaram a Fundação ALD apenas financiavam as pesquisas feitas pelos cientistas em relação a doença, e não questionavam os resultados adquiridos, mesmo que não estivessem mostrando melhoras nos pacientes. Tal indiferença era causada, pois as famílias acreditavam no poder de descoberta dos cientistas, pois eles eram capacitados para fazer tais pesquisas, as famílias acreditavam no poder canônico da ciência. Acredito que os Odone, mostraram que não é necessário estar no meio científico para se conseguir soluções, é preciso apenas estar estimulado, fazer testes e comprovar a eficácia de suas pesquisas.
    A ciência institucionalizada está a serviço da comunidade científica, pois ela é uma ciência conservadora e não permite que pessoas fora do âmbito da científico façam pesquisas que possam trazer resultados para a sociedade. Desta forma elas tentam formar uma verdade confiável, sem mostrar erros a comunidade.

    ResponderExcluir
  26. Tomando como base de discussão o filme e segundo meus conhecimentos sobre ciência, acredito que Augusto e Michaela Odone fizeram ciência sim, de uma maneira brilhante, sob pressão emocional e contra a vontade da comunidade cientifica que por muitas vezes se posicionou contra suas descobertas. As relações de poder ficam bem definidas quando os médicos tem influência para conseguir tudo que for necessário para uma pesquisa e não colaboram pois tem medo de serem repreendidos pelo resto da comunidade cientifica, comunidade esta que trabalha a serviço dos interesses pessoais e pelo status próprio, já que foi possível perceber que eles não gostariam de trabalhar em grupo por não ganhar o mérito sozinhos.


    Luana Leichtweis Vieira

    ResponderExcluir
  27. Se pensarmos sobre produção de ciência ou de conhecimento de um modo geral, sua produção necessita de vários processos de verificação, testes e análises críticas para que ele possa ser considerado como ciência. Ou seja, a descoberta científica precisa ser válida por diferentes cientistas para que possa ser aceita. Tudo isso afim de gerar lucro. Portanto, Augusto e Michaela Odone realizaram ciência fora da comunidade científica, para fazer ciência, a pessoa não precisa estar ligada a um centro de pesquisa, basta ter qualidades e muitos estudos para melhor produção da ciência.

    Novak de C. Temeljkovitch
    Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  28. Augusto e Michaela realizaram sim Ciência fora da comunidade científica, os dois buscaram por conta própria criar ou descubrir um medicamento que pudesse conter a doença. As relações de poder sempre existiram, mas em relação ao filme foram um tanto cruéis, negando auxílio ao casal mesmo sabendo que as descobertas do casal tinham fundamento. A Ciência institucionalizada do filme está a serviço da própria comunidade científica.

    ResponderExcluir
  29. Não se pode responder com firmeza que eles realizaram ciência fora da comunidade cientifica, pois, para obter a extração do ácido oleico foi preciso procurar laboratórios onde se extraísse esse tipo de ácido, por outro lado fizeram testes no próprio filho, buscou hipótese e repostas em literaturas, pensou como cientistas e chegou a resultados não chegados antes por médicos, cientistas. Sobre essas relações de poder, penso que devido a isso muitos testes e curas poderiam ser agilizados, assim obtendo resultados mais rápidos e provocando no menor numero de doenças e mortes, esse tipo de poder só atraso o avanço científico. A ciência institucionalizada no filme diz que esta a serviço da sociedade que sofre com doenças sem cura, porém, os cientistas e médicos, não arriscam sua carreira, fama e com testes que se não se sabe muito a respeito, que dizem ser perigosos, ou seja, não são audaciosos, com isso, pode-se concluir que não estão realmente a serviço da população mas sim de seu próprio prestígio.

    ResponderExcluir
  30. 1 - sim, não precisa estar dentro da comunidade científica ou ser um cientista para realizar a ciencia
    2 - o poder que a comunidade científica tem, que é maior, sobre quem não faz parte dela.
    3 - ao meu ver a serviço da economia e política onde só há pesquisa e investimentos onde o resultado gerasse lucro ou algum outro tipo de benefício político!
    César B. Diniz

    ResponderExcluir
  31. Fazer ciência fora da comunidade científica, acredito ser algo quase impossível, observamos no filme o empenho, a dedicação dos pais de Lorenzo, para obter informações e descobertas sobre a doença ALD. Creio que os mesmo conseguiram fazer ciência, porém não foram reconhecidos pela comunidade científica.
    O pai de Lorenzo fala na entrevista, que depois de dez anos, os cientista constataram a eficacia do óleo, ou seja a comunidade cientifica através dos seus paradigmas demorou dez anos para admitir o bom exito do mesmo, esse fato me leva a crer, que a ciência em alguns casos não serve a comunidade, mas sim aos próprios cientista, focados em publicações gloriosas e ego próprio.

    (Lidiany Doreto)

    ResponderExcluir
  32. Na época o conhecimento adquirido somente possuiria credibilidade se fosse dito cientifico, descobertos ou desenvolvidos pela comunidade cientifica, sendo que apenas estes estariam corretos e não eram questionados em relação a seus achados. Augusto e Michaela Odone, pais de Lorenzo menino com Adrenoleucodistrofia (ALD) – uma doença cruel e degenerativa sem cura – contra todos os desafios buscaram se interar de todas as pesquisas realizadas sobre o assunto, para assim tentar salvar seu filho, que inevitavelmente sofreu as consequências da doença. Apesar de toda a pressão exercida sobre os pais de Lorenzo pela comunidade medica – que ao contrario das famílias, tem seus interesses voltados para desenvolver pesquisas, tendo em vista o reconhecimento de suas descobertas – eles conseguiram produzir ciência fora da comunidade cientifica, ao se informarem sobre o assunto e encontrar possíveis curas para a ALD, com um bom embasamento, que salvaram muitas crianças com a doença.
    Diego S. Pereira

    ResponderExcluir
  33. Realizaram sim. As relações de poder que apareciam no filme eram muito firmes frente às posições que as tomavam. Eles não aceitavam que os paradigmas da comunidade fossem quebrados e muito menos por pessoas sem nenhuma formação em ciência, apenas guiadas pelo sentimento. Vejamos que ela esta a serviço dos que buscam uma solução para o problema que estão enfrentando e como já havia mencionado na resposta anterior, é uma comunidade institucionalizada, que não aceita mudanças quem quer deve aceitar seus conceitos e pronto.

    ResponderExcluir
  34. Bom, comunidade científica se define por um conjunto de cientista em organização. Sim, eles realizaram ciências fora desse conjunto, a qual não tinham uma formação com foco em ser cientistas. Mas, descobriram e tentaram resolver um problema dentro de uma comunidade metodológica, segundo ideias de Kuhn.
    Por mais que seja errada, através do meu conhecimento, e antiga sobre os poderes existentes nesse meio, ainda deve persistir essa distinção, tornando-se um paradigma. Assim como, cientistas tentam encontrar a solução de um problema, homens fora da comunidade podem coexistirem à ajudar e facilitar no descobrimento.
    No filme, apesar de ser uma ciência voltada para a sociedade em resolver este problema, está a serviço de enaltecer a empresa pelos cientista. Por ser mais uma descoberta e deixar escrito no papel.

    Claudiane Vilharroel Almeida

    ResponderExcluir
  35. Sim, porém, fora da comunidade cientifica o estudo de tratamentos para enfermidades graves é quase nulo, devido à falta de financiamento, de recursos e até mesmo de interesse dos que são considerados “leigos” no assunto. Há uma visão arcaica dos iletrados em relação a esse assunto, onde os obrigados a desenvolverem esse tipo de pesquisa são apenas os que estudaram especificamente para isso, ou seja, os cientistas.
    Os poderes representados no filme são formados pelos cientistas da época, os quais tem o pensamento obsoleto de que apenas os mesmo podem fazer o tipo de pesquisa feita pelo Augusto Odone, onde deveriam incentivar o estudos e não visar apenas a resposta econômica de suas pesquisas. O conhecimento empírico também deve ser considerado e não desprezado visto que todos temos a capacidade de desenvolver estudos auto didáticos, como o pai de Lourenzo fez ao criar hipóteses, formular respostas e ainda assim não ser um “cientista renomado”. Consequentemente, foi antipatizado pelos cientistas que cogitavam a ideia de que não haveria uma cura ou um tratamento para a doença e que esses estudos seriam em vão, enfatizando a ideia principal do contexto deste trabalho de que a sociedade, sem distinção de profissionalismo, sempre pensou que “A ciência só pode ser feita na mão de cientistas”.


    STEPHANI JÚLIA TASSO.

    ResponderExcluir
  36. Augusto e Michaela Odone, por meio de profundos estudos sobre a função dos ácidos graxos e sua relação com a diminuição da mielina, foram capazes de realizar ciência fora da comunidade científica, tanto que, recentemente o "óleo de Lorenzo" teve sua eficácia reconhecida pela mesma.
    As relações de poder presentes no campo científico e evidenciadas no filme, mostram a maneira com que o saber se tornou institucionalizado e como o conhecimento popular é desprezado pelo campo científico. Estando esta ciência institucionalizada apenas a serviço dela mesma, dos cientistas e seus títulos acadêmicos, sendo os valores básicos desconsiderados.
    Esses valores, são mais importantes que o conhecimento. É necessário o desenvolvimento de uma visão mais crítica ao conhecimento científico e mais compreensível aos não científico ou baseados na intuição.

    ResponderExcluir
  37. Sim. As relações de poderem são digamos que fechadas, pois pra elas só o que a ciência diz é o que está certo, quando o pai de Lorenzo foi procurar ajuda pois tinha descoberto o que seria a cura para a doença de seu filho, essas relações de poder o ignorou porque ele não era nenhum cientista, essas relações de poder deveriam ser mais abertas a nova descobertas fora da comunidade cientifica.
    A ciência institucionalizada que aparece no filme esta a serviço da sociedade, pois todas as pesquisas e descobertas vão beneficiar a todos.

    Acadêmica: Elaine Ferrais

    ResponderExcluir
  38. Augusto e Michaela conseguiram o grande feito de fazer Ciência fora da comunidade Científica, alimentados pela fé e esperança de ver seu filho curado, tiveram atitude, garra e foram atrás da cura, pesquisaram e estudaram muito para salvar uma vida. Atitude essa que os próprios cientistas não tiveram.
    As pesquisas não são feitas com o propósito de salvar vidas de ajudar a sociedade, são feitas pensadas no lucro que eles podem ganhar e no reconhecimento que podem ter.
    A sociedade pensa que a palavra de um médico é incontestável, que se um homem possui um jaleco ele também possui todo o conhecimento possível do Mundo, tratados assim esses médicos muitas vezes agem dessa forma se sentindo superiores e rejeitando qualquer ideia ou argumentação de pessoas que não são da sua área.
    Esse tipo de ciência é centrada apenas em um grupo dominante que se apropriam de resultados e descobertas pensando no capitalismo e não no próximo.

    ResponderExcluir
  39. O casal Odone realmente conseguiu realizar ciência fora da comunidade cientifica, entretanto quando eles precisaram se aprofundar e discutir um pouco mais sobre a doença eles se viram forcados a realizar um congresso (entrar no meio cientifico) para poder ver pontos de vista e perspectivas diferentes no intuito de conseguir expandir mais a visão. A ciência mantém uma relação de barganha e poder muito grande, pois tudo esta relacionado com grandes corporações e instituições a qual muitas vezes fica confuso de compreender de que a ciência esta a serviço da comunidade, mas a relação exposta no filme trás a visão de nós servindos a ciência.

    ResponderExcluir
  40. Matheus Ferraz Escobar - Ciências Biológicas - 2º Semestre

    1)Os pais de Lorenzo realizaram SIM, uma forma de pesquisa. Eles tentaram de alguma forma intender a doença do seu filho a fim de curá-lo.

    2)Sobre a relação de poder apresentada no filme, pude observar que a ciência tenta se passar por "autoridade" tentando se mostrar certa sobre as pesquisas que apresenta à sociedade.

    3)A ciência institucionalizada está a serviço da Comunidade Científica, por que os médicos não buscavam de fato a cura da doença, eles tentavam mostrar através de suas descobertas o seu poder como cientista.

    ResponderExcluir
  41. Matheus Ferraz Escobar - Ciências Biológicas - 2º Semestre

    1)Os pais de Lorenzo realizaram SIM, uma forma de pesquisa. Eles tentaram de alguma forma intender a doença do seu filho a fim de curá-lo.

    2)Sobre a relação de poder apresentada no filme, pude observar que a ciência tenta se passar por "autoridade" tentando se mostrar certa sobre as pesquisas que apresenta à sociedade.

    3)A ciência institucionalizada está a serviço da Comunidade Científica, por que os médicos não buscavam de fato a cura da doença, eles tentavam mostrar através de suas descobertas o seu poder como cientista.

    ResponderExcluir
  42. Augusto e Michaela realizaram ciência fora da comunidade,a relação de poder que aparecem no filme é injusta pois os médicos sabiam que o casal estavam corretos na sua descoberta mas não quiseram ajuda-los.A ciência institucionalizada está a serviço da própria comunidade cientifica.

    ResponderExcluir
  43. Eles fizeram sim ciência fora da comunidade cientifica. Penso que muitos não acreditaram na cura ou tratamento do menino e não deram muita importância. Na minha opinião a ciência institucionalizada que aparece no filme está a serviço do governo, ou de alguém pensa em interesses que não condiziam com os dos pais de Lorenzo, os interesses deveriam ser o da população.

    Tayná Baratella - Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  44. É possivel se fazer ciência fora da comunidade cientifica, e no filme eles realizaram Ciência, porém, não é tão fácil. No filme mostra as relações de poder que se tem dentro da comunidade e eu acredito que seja necessário existir para que não vire "bagunça", mas com essa hierarquia as vezes tem coisas que não são aceitas, não são vistas e que talvez pudesse ser importante e ajudar a muitos como foi o caso do óleo.
    A ciência institucionalizada esta a serviço dos interesses dos cientistas e não dos doentes que estavam esperando um remédio algo que os ajudasse.
    Thyenne Menezes Rocha
    2º Semestre

    ResponderExcluir
  45. Acredito que sim, pois o casal utilizou de métodos de pesquisa igualmente ao dos cientistas. Onde os mesmos buscaram informações em artigos científicos, comparando e analisando informações, sendo possível de fato tornar posível uma forma de proporcionar a cura para a ALD ou pelo menos um ponto de partida para o descobrimento da mesma.

    Digamos que os cientistas do filme aparentemente não toleravam a possibilidade do fato de terem manchada sua reputação. Um outro fato também importante é a falta do compartilhamento de informações entre os mesmos, já que no filme em questão a cura para a doença já poderia ter sido encontrada se os mesmo tivessem trabalhado conjuntamente, pois grande parte das informações cruciais para o tratamento da doeça estavam isoladas, send necessário uma pesquisa minuciosa do casal para utilizar destas informações.

    Ao meu ver a ciência vista no filme esta apenas a favor do próprio égo dos cientistas, que no ambito visam apenas suas reputações, em construir um nome dentro do meio científico, para assim tornarem-se conhecidos de alguma forma.

    ResponderExcluir
  46. Acredito que sim, pois o casal utilizou de métodos de pesquisa igualmente ao dos cientistas. Onde os mesmos buscaram informações em artigos científicos, comparando e analisando informações, sendo possível de fato tornar posível uma forma de proporcionar a cura para a ALD ou pelo menos um ponto de partida para o descobrimento da mesma.

    Digamos que os cientistas do filme aparentemente não toleravam a possibilidade do fato de terem manchada sua reputação. Um outro fato também importante é a falta do compartilhamento de informações entre os mesmos, já que no filme em questão a cura para a doença já poderia ter sido encontrada se os mesmo tivessem trabalhado conjuntamente, pois grande parte das informações cruciais para o tratamento da doeça estavam isoladas, send necessário uma pesquisa minuciosa do casal para utilizar destas informações.

    Ao meu ver a ciência vista no filme esta apenas a favor do próprio égo dos cientistas, que no ambito visam apenas suas reputações, em construir um nome dentro do meio científico, para assim tornarem-se conhecidos de alguma forma.

    Dhyeferson Dias Cavallo

    ResponderExcluir
  47. realizaram fora da comunidade cientifica, mas utilizaram os mesmos métodos, para a pesquisa.
    em relação ao poder, os cientistas são muito individualistas, para que assim tenham uma descoberta e o mesmo crie uma reputação bem sucedida.
    A ciências que aparece no filme está a serviço da cura, diferente de outras que podem ter interesses diferentes, como a reputação.
    AUGUSTO RODRIGUES
    .

    ResponderExcluir
  48. realizaram fora da comunidade cientifica, mas utilizaram os mesmos métodos, para a pesquisa.
    em relação ao poder, os cientistas são muito individualistas, para que assim tenham uma descoberta e o mesmo crie uma reputação bem sucedida.
    A ciências que aparece no filme está a serviço da cura, diferente de outras que podem ter interesses diferentes, como a reputação.
    AUGUSTO RODRIGUES
    .

    ResponderExcluir