domingo, 13 de abril de 2008

Investigação científica

Olá pessoal.
É...fazer ciência nem sempre é obter os resultados esperados (no caso, a germinação do pólen em aula prática). Mas, como todo "bom cientista" que se preze, desafio vocês a elaborarem hipóteses do porquê não houve germinação do pólen na referida aula. Relembrando: utilizamos meio de cultura com ágar e sacarose, e o pólem foi da planta Hibisco. Façam suas postagens.
Abraço.

37 comentários:

  1. pois o meio em que a germinação foi executada não era o apropriado para que o grão de pólen desenvolvesee o tubo polínico!
    beijos prof! :**
    Giovana, Mayara e Gabriela Couto!

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  2. 1- Porque o pólen não reconheceu o ambiente como sendo apropriado para sua germinação;
    2- Porque o pólen não estava pronto (maduro) para germinar ou estava morto;
    3- Porque a quantidade de sacarose contida no ágar-ágar não era suficiente para sua germinação.

    Aline, Jessica B. e Rafaela Z.C. 2°B

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  3. 1 - O pólen pode estar morto.

    2 - O pólen pode estar infértil.

    3 - O ágar-ágar pode não estar na concentração certa para que haja a germinação.

    Gabriela Garbin e Mariana Casagrande, 2º B

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  4. Nós temos três hipóteses:
    1ª- O pólen poderia estar morto;
    2ª- o pólen poderia estar infértil;
    3ª- O ágar-ágar poderia estar em condições desfavoráveis à germinação do pólen, visto que sua concentração poderia ser excessiva ou então, insuficiente.


    Comentário feito por:
    Mariana Morandini de Souza nº19
    Marina Silveira Prado nº22
    2ºB

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  5. Poie é, não foi dessa vez.

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  6. Luisa,Yohanna,Marion 2ºB

    Hipóteses para o experimento não ter dado certo:

    -O pólen poderia estar infértil
    -O pólen poderia estar morto
    -Poderia não ter reconhecido o ambiente
    -A concentração de agar agar poderia estar insuficiente
    -A concentração de açúcar poderia estar insuficiente

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  7. Nós, Mariana Morandini e Marina Prado, chegamos a três conclusões:
    1º- O pólen poderia estar morto
    2º- O pólen poderia estar infértil
    3º- O ágar-ágar poderia estar em condições desfavoráveis à germinação do pólen, podendo estar com uma concentração excessiva, ou então, insuficiente.

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  8. - A taxa de eclosão do polén, bem como o comprimento do tubo polinico para a germinação e elosão do polén, é não significativo para o crescimento do tubo polinico. Isso dificulta a germinação do polén.
    - O Grão de Polén pode estar morto
    - Depende da acidez do ambiente.

    Nomes: Rafaela Menegatti e Maria Fernanda
    2 C

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  9. Nós achamos (Edinaldo,Rafael camargo)que o pólen não germinou por que,o grão de pólen poderia estar morto,a ácides do ambiente não conseguiu se adaptar a ele,ou o pólen não era reprodutor!

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  10. A germinação da flor feita em laboratório não funcionou porque o meio não era adequado, o ágar-ágar não possui os nutrientes necessários pro grão de pólen germinar.
    jéssica X- nº32
    Mariely - nº20

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  11. 1-Temperatura desadequada para o desenvolvimento da germinaçao do grão de pólen.
    2-O ágar-ágar poderia estar com porcentagem incorreta
    3-O polen poderia estar morto ou imaturo
    4-O polen poderia nao ter reconhecido o ambiente.

    Barbara Ferrarini e Mariana Lupatini

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  12. Acreditamos "Cleber e Willian" Que o pólen não germinou por não se adaptar corretamente ao ambiente representado, também por talvez estar morto ou ainda ser prematuro para a reprodução.

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  13. - Diferentes fatores influenciam na germinação de pólen, sendo um deles o pH do meio. Os principais componentes do meio de cultura, na germinação de pólen, são o açúcar e o boro. Segundo Stanley e Linskens (1974) o açúcar no meio de cultura tem a função de proporcionar o equilíbrio osmótico entre o pólen e o meio bem como, fornecer energia para auxiliar o processo de desenvolvimento do tubo polínico. Já a adição de boro, tem como finalidade interagir com o açúcar e formar um complexo ionizável açúcar-borato, o qual reage mais rapidamente com as membranas celulares (Phahler,1967).

    - A grande maioria não vai dar certo, provavelmente porque não deu tempo dos óvulos serem fecundados, e é aí que a sua paciência e persistência vão ser testadas.

    Gabriela Garbin e Mariana Casagrande, 2º B

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  14. Hipotese:
    - Grão de polén, colocado sobre essas condições : havia 1% de ágar e 10% de sacarose.
    - Flor coletada depois de vários dias
    - Polén estava morto
    - Polén infertil

    Experimento :
    - Pesquisar o tempo de vida da "flor", pegar uma flor semi aberta e uma que tenha aberto há tempo, e comparar o resultado da experiencia.
    - Reduzir a sacarose ou aumentar a dose de agar, para equilibrar as substancias.

    * Nomes: Rafaela Menegatti e Maria Fernanda.

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  15. foi feito o teste com 1% de ágar-ágar,10% de sacarose,pode não ter se abituado,então por isso pode não ter germinado,sendo um pólen infértil,ou estar morto.

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  16. Experimento: Hipótese 3- Polen morto ou infertil:para ter certeza de que o polén não germina quando está morto nem infértil, realizamos um experimento com três tipos de flores, uma aberta a um dia, outra aberta no momento em que é realizado o experimento e outra aberta a vários dias.
    Há casos em que a germinação do grão de pólen não pode receber luz incidente de ultra-violeta, pois o grão morre com esta incidência.

    Barbara Ferrarini e Mariana Lupatini

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  17. Ou o pólen estava infertil ou estava morto

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  18. FABIAAAAAAAAAAAAAAAAAANO ....
    A minha hipótese, sobre a não germinação do polén seria pelo estágio de desenvolvimento da flor estar ultrapassado.Por isso a taxa de germinação poderia estar abaixo dos 50% mínimos, e também pelas condições de armazenamento do pólen.

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  19. eae
    fabiaaaaaaaaaaaaaaaaaaano...
    eu sou o Gabriel Adalbinha Tavares e,
    a minha hipótese para a não-germinação do grão de pólen do hibisco, na mistura de 1% de ágar e 10% de sacarose, é a seguinte.
    A germinação de um grão de pólen depende de inumeros fatores sendo um deles o PH do meio, sendo que cada grão de pólen tem o seu "PH próprio" e tendo como hipótese que o PH da nossa "solução" gelatinosa de ágar com sacarose não tenha atingido o PH suficiente para a germinação, ou até mesmo tenha atingido um PH superior ao do grão de pólen. Outro fator que pode ter influenciado a não germinação:
    Pode ter faltado tempo ou, a temperatura da "cultura vítrea" criada pelos alunos nao foi suficiente.

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  20. FABIAAAAAAAAAAAANO
    acredito que o grão de pólen não germinou porque as condições e tempo de armazenamento não foram muito favóráveis para que este completasse com sucesso seu processo de armazenamento.

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  21. temperatura,falta de nutrientes,ph baixo,a coleta das anteras ter dado errado.

    alunas:Kátia,mariana,yasmin.

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  22. Nós, Camila B. e Michelle, achamos que o grão-de-pólen não germinou porque o pólen estava velho. Quando esse envelhece seu percentual de germinação e o crescimento do tubo polínico diminui.
    Também pode não ter ocorrido por causa:
    * do pH do meio;
    *pressão osmótica (tendência a receber água);
    *temperatura do ambiente;
    *tempo de incubação;
    *falta ou excesso de nutrientes;
    *consistência do meio;
    *tempo de exposição a raios ultra-violetas.

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  23. A germinação do pólen não ocorreu devido a alguns fatores como:
    *pH do meio;
    *a concentração e o tipo de açúcar;
    *pressão osmótica(tendência em receber água - quanto maior a pressão osmótica mais água entra, quanto menor menos entra.);
    *a consistência;
    *como o grão de pólen envelhece, o percentual de germinação diminui.
    *a forma que foi coletada;


    Alunas: Helena Peris e Carolina Kimura. :}

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  24. Fabiaaaaaaaaaaano!
    Foi feito a germinação de um hibisco, a qual estava aberta há duas semanas, feita com uma solução de 1% de ágar-ágar e 10% de sacarose. O experimento pode não ter ocorrido devido á certos pontos como: Temperatura, o pólen pode ter chegado morto, talvez a falta de um nutriente, uma solução não adequada para a germinação, não funcionou, talves, por ter passado muito tempo depois da flor ter aberta ou a flor pode ter nascido com anomalias, ou seja, nasceu estéria.

    Aluno: Otávio Taube Toretta
    Nº:30
    Série:2º ano

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  25. Pode não ter germinado por causa da temperatura,ter PH baixo,ter tido um tempo inadequado para que a germinação ocorresse,pode ter ocorrido falta de nutrientes.


    alunas:Kátia,mariana,yasmin

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  26. Possíveis hipóteses para que o grão-de-pólen não tenha germinado:
    ->Tempo insuficiente para que a germinação ocorresse;
    ->Talvez o grão-de-pólen estivesse morto;
    ->Talvez o pH, a temperatura ou a concentração de ágar-ágar ou sacarose estivessem inadequados.
    ->Pode ter ocorrido a falta de nutrientes para que o grão-de-pólen pudesse germinar.

    Lucas Roecker Lazarin
    Vanessa Coqueiro

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  27. Camila M. e Heloísa 2º A

    1)O resultado obtido nao foi o esperado pois, o tempo que o grão de pólen ficou na soluçao de agar-agar e sacarose, nao foi suficiente para ele fazer as mitoses para o crescimento do tubo polinico.
    2)Quando a coleta do hibisco foi feita a antera ja estava aberta mais ou menos a 2 semanas,e com isso a quantidade de raios ultravioletas recebidos foi grande o bastante a ponto de matar o grão de pólen.

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  28. nós pensamos que a flor nao germinou, porque era velha, e passou muito tempo para que ela fosse fecundada. devemos fazer outro experimento com uma flor mais nova.

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  29. Para a germinação, falta ácido bórico 100mgL-1! Além disso, em alguns casos, precisa-se de no mínimo duas(2) horas para o pólen germinar.




    Jessica Michelon e Ariadne Quirino
    2ºC

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  30. - o problema não é a temperatura, pois a germinação é possível tanto no ar seco quanto no úmido.

    - o problema está na porcentagem de sacarose na solução, portanto, aumentar essa porcetagem para 15% pode estimular de forma mais eficiente o grão de pólen.

    ARIADNE E JESSICA MICHELON 2°C

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  31. minhas hipóteses:
    - A concentração de agar-agar não estava correta;
    - O pólen não estava maduro;
    - O meio em que se encontrava o pólen de hibísco estava ou no sol, ou muito umido;
    - O pólen já poderia estar seco impossibilitando assim a germinação;
    O que fazer para dar certo:
    - tentar de novo!
    Marcos Augusto 2 ano C

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  32. -o grão de pólen não era infertil pois NENHUM grão de nenhuma flor, de todos os segundos anos fecundou.
    -baixa ou alta concentração de glicose no ágar.
    -os grãos ainda não estavam maduros.
    -interferencia da temperatura.
    -tempo insuficiente para ocorrer a germinação.

    Angelica, Anna Julia e Gabriela 2ºC

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  33. Diversos erros ou enganos podem ter acontecido no nosso experimento, isto acontece pelo fato de diversos fatores influenciarem diretamente e indiretamente no resultado.

    Alguns deles podem ser:

    -Concentração errada dos nutrientes do agar-agar, assim como a concentração da sacarose.

    -Época de colheita do pólen errada

    -Humidade relativa do ar no instante da germinação errada

    -O pólen ser imaturo ou "morto"

    -Algumas substancias necessáriaspara a germinação não estarem presentes no agar-agar.

    Emilio e Eduardo, 2ºC

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  34. Diversos erros ou enganos podem ter acontecido no nosso experimento, isto acontece pelo fato de diversos fatores influenciarem diretamente e indiretamente no resultado.

    Alguns deles podem ser:

    -Concentração errada dos nutrientes do agar-agar, assim como a concentração da sacarose.

    -Época de colheita do pólen errada

    -Umidade relativa do ar no instante da germinação errada apesar de alguns autores dizerem que isto não influencia

    -O pólen ser imaturo ou "morto"

    -Algumas substancias necessáriaspara a germinação não estarem presentes no agar-agar.

    Emilio e Eduardo, 2ºC

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  35. Hipóteses para o experimento não ter dado certo:

    -O pólen poderia estar infértil
    -O pólen poderia estar morto
    -Poderia não ter reconhecido o ambiente
    -A concentração de agar agar poderia estar insuficiente
    -A concentração de açúcar poderia estar insuficiente
    :*
    Angela e Caroline 2°C

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  36. No ensino tradicional, o aluno é preso pela impossibilidade da mudança. A ciência é mostrada como algo antigo a nossa capacidade de compreender. Por isso e pelo fato de pouco se questionar sobre como chegamos até aqui a nível científico é que a ciência tem sido tratada como algo para poucos. O que por assim ser, desestimula muitos alunos a busca por novos saberes.
    O ensino se encaminha para uma unificação dos saberes, já que até então essa divisão das área gerou resultados a nível de conhecimento e utilização e não compreensão de seu uso.
    Com novos questionamentos e a implantação da Filosofia da Ciência, o ensino em geral terá a oportunidade de expandir o aprendizado, pois o conhecimento em ciência não será algo dado como uma verdade imutável sem compreensão que está sujeita a mudanças Histórico sociais, e sim que é sujeita a quebra de paradigmas.

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