Olá pessoal.
É...fazer ciência nem sempre é obter os resultados esperados (no caso, a germinação do pólen em aula prática). Mas, como todo "bom cientista" que se preze, desafio vocês a elaborarem hipóteses do porquê não houve germinação do pólen na referida aula. Relembrando: utilizamos meio de cultura com ágar e sacarose, e o pólem foi da planta Hibisco. Façam suas postagens.
Abraço.
'E aew vida loka!
ResponderExcluirpois o meio em que a germinação foi executada não era o apropriado para que o grão de pólen desenvolvesee o tubo polínico!
ResponderExcluirbeijos prof! :**
Giovana, Mayara e Gabriela Couto!
1- Porque o pólen não reconheceu o ambiente como sendo apropriado para sua germinação;
ResponderExcluir2- Porque o pólen não estava pronto (maduro) para germinar ou estava morto;
3- Porque a quantidade de sacarose contida no ágar-ágar não era suficiente para sua germinação.
Aline, Jessica B. e Rafaela Z.C. 2°B
1 - O pólen pode estar morto.
ResponderExcluir2 - O pólen pode estar infértil.
3 - O ágar-ágar pode não estar na concentração certa para que haja a germinação.
Gabriela Garbin e Mariana Casagrande, 2º B
Nós temos três hipóteses:
ResponderExcluir1ª- O pólen poderia estar morto;
2ª- o pólen poderia estar infértil;
3ª- O ágar-ágar poderia estar em condições desfavoráveis à germinação do pólen, visto que sua concentração poderia ser excessiva ou então, insuficiente.
Comentário feito por:
Mariana Morandini de Souza nº19
Marina Silveira Prado nº22
2ºB
Poie é, não foi dessa vez.
ResponderExcluirLuisa,Yohanna,Marion 2ºB
ResponderExcluirHipóteses para o experimento não ter dado certo:
-O pólen poderia estar infértil
-O pólen poderia estar morto
-Poderia não ter reconhecido o ambiente
-A concentração de agar agar poderia estar insuficiente
-A concentração de açúcar poderia estar insuficiente
Nós, Mariana Morandini e Marina Prado, chegamos a três conclusões:
ResponderExcluir1º- O pólen poderia estar morto
2º- O pólen poderia estar infértil
3º- O ágar-ágar poderia estar em condições desfavoráveis à germinação do pólen, podendo estar com uma concentração excessiva, ou então, insuficiente.
- A taxa de eclosão do polén, bem como o comprimento do tubo polinico para a germinação e elosão do polén, é não significativo para o crescimento do tubo polinico. Isso dificulta a germinação do polén.
ResponderExcluir- O Grão de Polén pode estar morto
- Depende da acidez do ambiente.
Nomes: Rafaela Menegatti e Maria Fernanda
2 C
Nós achamos (Edinaldo,Rafael camargo)que o pólen não germinou por que,o grão de pólen poderia estar morto,a ácides do ambiente não conseguiu se adaptar a ele,ou o pólen não era reprodutor!
ResponderExcluirA germinação da flor feita em laboratório não funcionou porque o meio não era adequado, o ágar-ágar não possui os nutrientes necessários pro grão de pólen germinar.
ResponderExcluirjéssica X- nº32
Mariely - nº20
1-Temperatura desadequada para o desenvolvimento da germinaçao do grão de pólen.
ResponderExcluir2-O ágar-ágar poderia estar com porcentagem incorreta
3-O polen poderia estar morto ou imaturo
4-O polen poderia nao ter reconhecido o ambiente.
Barbara Ferrarini e Mariana Lupatini
Acreditamos "Cleber e Willian" Que o pólen não germinou por não se adaptar corretamente ao ambiente representado, também por talvez estar morto ou ainda ser prematuro para a reprodução.
ResponderExcluir- Diferentes fatores influenciam na germinação de pólen, sendo um deles o pH do meio. Os principais componentes do meio de cultura, na germinação de pólen, são o açúcar e o boro. Segundo Stanley e Linskens (1974) o açúcar no meio de cultura tem a função de proporcionar o equilíbrio osmótico entre o pólen e o meio bem como, fornecer energia para auxiliar o processo de desenvolvimento do tubo polínico. Já a adição de boro, tem como finalidade interagir com o açúcar e formar um complexo ionizável açúcar-borato, o qual reage mais rapidamente com as membranas celulares (Phahler,1967).
ResponderExcluir- A grande maioria não vai dar certo, provavelmente porque não deu tempo dos óvulos serem fecundados, e é aí que a sua paciência e persistência vão ser testadas.
Gabriela Garbin e Mariana Casagrande, 2º B
Hipotese:
ResponderExcluir- Grão de polén, colocado sobre essas condições : havia 1% de ágar e 10% de sacarose.
- Flor coletada depois de vários dias
- Polén estava morto
- Polén infertil
Experimento :
- Pesquisar o tempo de vida da "flor", pegar uma flor semi aberta e uma que tenha aberto há tempo, e comparar o resultado da experiencia.
- Reduzir a sacarose ou aumentar a dose de agar, para equilibrar as substancias.
* Nomes: Rafaela Menegatti e Maria Fernanda.
foi feito o teste com 1% de ágar-ágar,10% de sacarose,pode não ter se abituado,então por isso pode não ter germinado,sendo um pólen infértil,ou estar morto.
ResponderExcluirExperimento: Hipótese 3- Polen morto ou infertil:para ter certeza de que o polén não germina quando está morto nem infértil, realizamos um experimento com três tipos de flores, uma aberta a um dia, outra aberta no momento em que é realizado o experimento e outra aberta a vários dias.
ResponderExcluirHá casos em que a germinação do grão de pólen não pode receber luz incidente de ultra-violeta, pois o grão morre com esta incidência.
Barbara Ferrarini e Mariana Lupatini
Ou o pólen estava infertil ou estava morto
ResponderExcluirFABIAAAAAAAAAAAAAAAAAANO ....
ResponderExcluirA minha hipótese, sobre a não germinação do polén seria pelo estágio de desenvolvimento da flor estar ultrapassado.Por isso a taxa de germinação poderia estar abaixo dos 50% mínimos, e também pelas condições de armazenamento do pólen.
eae
ResponderExcluirfabiaaaaaaaaaaaaaaaaaaano...
eu sou o Gabriel Adalbinha Tavares e,
a minha hipótese para a não-germinação do grão de pólen do hibisco, na mistura de 1% de ágar e 10% de sacarose, é a seguinte.
A germinação de um grão de pólen depende de inumeros fatores sendo um deles o PH do meio, sendo que cada grão de pólen tem o seu "PH próprio" e tendo como hipótese que o PH da nossa "solução" gelatinosa de ágar com sacarose não tenha atingido o PH suficiente para a germinação, ou até mesmo tenha atingido um PH superior ao do grão de pólen. Outro fator que pode ter influenciado a não germinação:
Pode ter faltado tempo ou, a temperatura da "cultura vítrea" criada pelos alunos nao foi suficiente.
FABIAAAAAAAAAAAANO
ResponderExcluiracredito que o grão de pólen não germinou porque as condições e tempo de armazenamento não foram muito favóráveis para que este completasse com sucesso seu processo de armazenamento.
temperatura,falta de nutrientes,ph baixo,a coleta das anteras ter dado errado.
ResponderExcluiralunas:Kátia,mariana,yasmin.
Nós, Camila B. e Michelle, achamos que o grão-de-pólen não germinou porque o pólen estava velho. Quando esse envelhece seu percentual de germinação e o crescimento do tubo polínico diminui.
ResponderExcluirTambém pode não ter ocorrido por causa:
* do pH do meio;
*pressão osmótica (tendência a receber água);
*temperatura do ambiente;
*tempo de incubação;
*falta ou excesso de nutrientes;
*consistência do meio;
*tempo de exposição a raios ultra-violetas.
A germinação do pólen não ocorreu devido a alguns fatores como:
ResponderExcluir*pH do meio;
*a concentração e o tipo de açúcar;
*pressão osmótica(tendência em receber água - quanto maior a pressão osmótica mais água entra, quanto menor menos entra.);
*a consistência;
*como o grão de pólen envelhece, o percentual de germinação diminui.
*a forma que foi coletada;
Alunas: Helena Peris e Carolina Kimura. :}
Fabiaaaaaaaaaaano!
ResponderExcluirFoi feito a germinação de um hibisco, a qual estava aberta há duas semanas, feita com uma solução de 1% de ágar-ágar e 10% de sacarose. O experimento pode não ter ocorrido devido á certos pontos como: Temperatura, o pólen pode ter chegado morto, talvez a falta de um nutriente, uma solução não adequada para a germinação, não funcionou, talves, por ter passado muito tempo depois da flor ter aberta ou a flor pode ter nascido com anomalias, ou seja, nasceu estéria.
Aluno: Otávio Taube Toretta
Nº:30
Série:2º ano
Pode não ter germinado por causa da temperatura,ter PH baixo,ter tido um tempo inadequado para que a germinação ocorresse,pode ter ocorrido falta de nutrientes.
ResponderExcluiralunas:Kátia,mariana,yasmin
Possíveis hipóteses para que o grão-de-pólen não tenha germinado:
ResponderExcluir->Tempo insuficiente para que a germinação ocorresse;
->Talvez o grão-de-pólen estivesse morto;
->Talvez o pH, a temperatura ou a concentração de ágar-ágar ou sacarose estivessem inadequados.
->Pode ter ocorrido a falta de nutrientes para que o grão-de-pólen pudesse germinar.
Lucas Roecker Lazarin
Vanessa Coqueiro
Camila M. e Heloísa 2º A
ResponderExcluir1)O resultado obtido nao foi o esperado pois, o tempo que o grão de pólen ficou na soluçao de agar-agar e sacarose, nao foi suficiente para ele fazer as mitoses para o crescimento do tubo polinico.
2)Quando a coleta do hibisco foi feita a antera ja estava aberta mais ou menos a 2 semanas,e com isso a quantidade de raios ultravioletas recebidos foi grande o bastante a ponto de matar o grão de pólen.
nós pensamos que a flor nao germinou, porque era velha, e passou muito tempo para que ela fosse fecundada. devemos fazer outro experimento com uma flor mais nova.
ResponderExcluirPara a germinação, falta ácido bórico 100mgL-1! Além disso, em alguns casos, precisa-se de no mínimo duas(2) horas para o pólen germinar.
ResponderExcluirJessica Michelon e Ariadne Quirino
2ºC
- o problema não é a temperatura, pois a germinação é possível tanto no ar seco quanto no úmido.
ResponderExcluir- o problema está na porcentagem de sacarose na solução, portanto, aumentar essa porcetagem para 15% pode estimular de forma mais eficiente o grão de pólen.
ARIADNE E JESSICA MICHELON 2°C
minhas hipóteses:
ResponderExcluir- A concentração de agar-agar não estava correta;
- O pólen não estava maduro;
- O meio em que se encontrava o pólen de hibísco estava ou no sol, ou muito umido;
- O pólen já poderia estar seco impossibilitando assim a germinação;
O que fazer para dar certo:
- tentar de novo!
Marcos Augusto 2 ano C
-o grão de pólen não era infertil pois NENHUM grão de nenhuma flor, de todos os segundos anos fecundou.
ResponderExcluir-baixa ou alta concentração de glicose no ágar.
-os grãos ainda não estavam maduros.
-interferencia da temperatura.
-tempo insuficiente para ocorrer a germinação.
Angelica, Anna Julia e Gabriela 2ºC
Diversos erros ou enganos podem ter acontecido no nosso experimento, isto acontece pelo fato de diversos fatores influenciarem diretamente e indiretamente no resultado.
ResponderExcluirAlguns deles podem ser:
-Concentração errada dos nutrientes do agar-agar, assim como a concentração da sacarose.
-Época de colheita do pólen errada
-Humidade relativa do ar no instante da germinação errada
-O pólen ser imaturo ou "morto"
-Algumas substancias necessáriaspara a germinação não estarem presentes no agar-agar.
Emilio e Eduardo, 2ºC
Diversos erros ou enganos podem ter acontecido no nosso experimento, isto acontece pelo fato de diversos fatores influenciarem diretamente e indiretamente no resultado.
ResponderExcluirAlguns deles podem ser:
-Concentração errada dos nutrientes do agar-agar, assim como a concentração da sacarose.
-Época de colheita do pólen errada
-Umidade relativa do ar no instante da germinação errada apesar de alguns autores dizerem que isto não influencia
-O pólen ser imaturo ou "morto"
-Algumas substancias necessáriaspara a germinação não estarem presentes no agar-agar.
Emilio e Eduardo, 2ºC
Hipóteses para o experimento não ter dado certo:
ResponderExcluir-O pólen poderia estar infértil
-O pólen poderia estar morto
-Poderia não ter reconhecido o ambiente
-A concentração de agar agar poderia estar insuficiente
-A concentração de açúcar poderia estar insuficiente
:*
Angela e Caroline 2°C
No ensino tradicional, o aluno é preso pela impossibilidade da mudança. A ciência é mostrada como algo antigo a nossa capacidade de compreender. Por isso e pelo fato de pouco se questionar sobre como chegamos até aqui a nível científico é que a ciência tem sido tratada como algo para poucos. O que por assim ser, desestimula muitos alunos a busca por novos saberes.
ResponderExcluirO ensino se encaminha para uma unificação dos saberes, já que até então essa divisão das área gerou resultados a nível de conhecimento e utilização e não compreensão de seu uso.
Com novos questionamentos e a implantação da Filosofia da Ciência, o ensino em geral terá a oportunidade de expandir o aprendizado, pois o conhecimento em ciência não será algo dado como uma verdade imutável sem compreensão que está sujeita a mudanças Histórico sociais, e sim que é sujeita a quebra de paradigmas.